7 maiores benefícios que a hidroterapia traz para a sua saúde

Você sabia que a água tem um excelente poder curativo? E é uma parceira no tratamento de várias doenças, assim como em processos de reabilitação? Pois é por meio dela que a hidroterapia funciona. Trata-se de um método alternativo com resultados altamente eficazes, como também acontece com a oxigenoterapia.

 

Ficou instigado com esses assuntos? Então continue lendo o nosso post e fique por dentro desses métodos revolucionários!

 

Entenda o que é a hidroterapia

 

A hidroterapia é utilizada pelos seres humanos desde a Grécia Antiga, por volta de 500 a.C.

 

Por aqui, as primeiras experiências ocorreram na década de 20. Graças a inúmeros estudos, foram sendo identificados os principais benefícios da técnica tanto com água quente ou fria, cada uma com suas particularidades.

 

De uma forma bem didática, a hidroterapia quer dizer a cura pela água, mas também é conhecida como fisioterapia aquática, piscina terapêutica, terapia física aquática, aquaterapia etc.

 

Ao manter movimentos dentro da água, o paciente consegue se curar de vários males, como problemas ortopédicos, vasculares, respiratórios, neurológicos, reumatológicos, sem falar na excelente utilidade para reabilitação e também no processo de qualidade de vida.

 

A técnica deve sempre ser feita com a presença de um profissional capacitado, como um fisioterapeuta, seja individualmente ou em grupos.

 

Ela frequentemente é realizada em uma piscina terapêutica, aquecida, em temperaturas que variam de 32 a 34ºC. Os espaços são funcionais e projetados para receber pacientes com diferentes tipos de demandas, inclusive cadeirantes, idosos ou pessoas com dificuldades de locomoção.

 

Principais vantagens da hidroterapia

 

Como a água tem várias influências sobre o corpo, é possível utilizá-la para diferentes fins, como fortalecimento muscular, perda de peso, aumento da flexibilidade, melhora na postura, redução de edemas etc.

 

E é possível aplicar várias técnicas dentro da piscina, como por meio do turbilhão de água.

 

Trata-se de um aparelho que pode ser acoplado em uma banheira ou piscina, fazendo um movimento na água como se fosse uma hidromassagem.

 

Regulando a temperatura para quente ou fria, o fisioterapeuta consegue conduzir os movimentos de acordo com a pressão da água, oferecendo boa mobilidade ao paciente, principalmente no membro que necessita de tratamento.

 

Com a massagem, é possível melhorar a analgesia no local, trazendo inúmeros benefícios, como os sete que selecionamos especialmente para você!

 

1. Relaxamento

 

Esse é o benefício mais evidente do contato com a água, principalmente para pessoas que têm intimidade e se sentem confortáveis ficando nessa condição por pelo menos 40 minutos.

 

O relaxamento é fruto da água aquecida e atua diretamente nas fibras musculares, aspecto que reduz a tensão muscular.

 

Por meio da ação do empuxo, a postura melhora e os músculos destinam uma resposta rápida, ficando relaxados.

 

2. Fortalecimento dos músculos

 

Com os métodos e técnicas da fisioterapia, utilizando halteres, bolas, barras, corrimãos fixos, jatos de água, macarrão de polietileno, prancha de piscina, arcos, entre outros, é possível fortalecer os músculos do corpo.

 

Sabendo-se que a água permite uma maior resistência do ar, é possível deixar as articulações mais livres, situação que favorece inúmeros tipos de movimentos.

 

Dessa maneira, eles acabam ficando mais uniformes, auxiliando na manutenção da velocidade, ou seja, a contração muscular acaba sendo maior, tendo um impacto direto no fortalecimento muscular.

 

3. Aumento da amplitude articular

 

Pelo fato de ter propriedades termodinâmicas e hidrodinâmicas, a água auxilia no aumento da amplitude articular, sendo fundamental para a recuperação dos movimentos.

 

Esse processo também reduz a força compressiva articular, diminuindo a dor, tendo influência direta na saúde das articulações.

 

Além disso, podemos citar também o maior fluxo sanguíneo nas articulações, o que ajuda na produção do líquido sinovial.

 

4. Mais equilíbrio e consciência corporal

 

Dentro da água, o paciente consegue obter mais equilíbrio, tendo uma sensação de leveza totalmente benéfica.

 

Ao melhorar a estabilidade, ocorre uma considerável evolução na consciência corporal, o que ajuda na reeducação dos músculos.

 

Dessa forma, o paciente vai obtendo maior autonomia nos movimentos, melhorando a circulação por meio do efeito de vasodilatação. Trata-se de um processo essencial na cicatrização, auxiliando imensamente no pós-operatório e em muitas outras situações.

 

5. Redução da ansiedade

 

Pessoas ansiosas geralmente sempre estão de olho no futuro e têm dificuldade de aguardar os processos naturais acontecerem.

 

Ao praticarem a hidroterapia, elas conseguem acalmar a mente por meio desse meio curativo da água, estabelecendo a conexão com o hoje.

 

Ganham mais consciência de si mesmas e colhem excelentes resultados na redução da ansiedade. Afinal, ao acalmar o corpo e a mente, os pensamentos ficam mais centrados, auxiliando nas tomadas de decisões.

 

6. Alívio de dores

 

Você já teve a experiência de entrar no mar e sair renovado? Pois saiba que a hidroterapia age da mesma forma. Afinal, a água é curativa e com os movimentos e pressão se torna ainda mais benéfica no alívio de diversas dores.

 

Afinal, dentro da água, o paciente se sente mais livre e seguro para realizar diferentes tipos de movimentos, ou seja, os resultados da fisioterapia são bem mais eficazes em comparação aos exercícios executados no solo.

 

Também não podemos citar os inúmeros benefícios referentes à socialização quando a prática é realizada em grupo, contribuindo com a motivação dos pacientes.

 

7. Diminuição dos distúrbios do sono

 

Por fim, mas não menos importante, a hidroterapia é excelente para combater a insônia.

 

Afinal, o corpo se movimenta, influenciando no metabolismo e também na organização celular. São aspectos fundamentais que afetam a saúde, tendo impactos positivos na redução dos distúrbios do sono.

 

Claro, para que tudo saia como o planejado, o paciente deve adotar um estilo de vida saudável, boa alimentação, evitando sempre os excessos.

 

Indicações

 

Como já informado acima, a hidroterapia é indicada para pessoas de todas as idades e é uma alternativa para auxiliar no tratamento de inúmeros males. Veja alguns que a prática contribui com a melhora.

 

  • hérnia de disco;
  • contraturas;
  • pós-operatório;
  • dores crônica;
  • cardiopatias;
  • síndromes congênitas;
  • lesão medular;
  • doença de Parkinson;
  • problemas dermatológicos;
  • incontinência urinária;
  • doenças sistêmicas.

 

Para obter um tratamento ainda mais eficaz, nada melhor do que unir a hidroterapia com outras técnicas, como a oxigenoterapia, que utiliza o oxigênio para combater inúmeros problemas, como asma, apneia do sono, pneumonia e doenças pulmonares, como veremos agora.

 

Veja como a oxigenoterapia se alia ao tratamento

 

A ciência já comprovou e as experiências dos pacientes trouxeram mais credibilidade ao tratamento a base de oxigênio, com influências altamente positivas na função cognitiva, melhora da qualidade de vida e doenças cardiovasculares.

 

Além disso, é indicada para quem sofre de doenças crônicas, como a fibrose pulmonar ou neoplasias.

 

Basicamente, a técnica introduz mais oxigênio no organismo do paciente, fazendo com que a pessoa tenha mais energia, ponto crucial para melhorar o sono, a imunidade e o bem-estar.

 

A oxigenoterapia, assim como a hidroterapia, também é eficaz para amenizar dores de cabeça, irritabilidade, fadiga, asma, trauma do sistema respiratório, insuficiência cardíaca, tornozelos inchados, entre outras.

 

São abordagens que você pode encontrar em clínicas integrativas, como na Integrative, sempre com um corpo clínico altamente diferenciado e credibilidade nos tratamentos. Com um olhar holístico para o ser humano, os índices de recuperação são bem maiores em comparação a medicina convencional.

 

Assim, vale a pena você conhecer a hidroterapia e também a oxigenoterapia, colhendo consideráveis melhorias que refletirão em sua qualidade de vida, motivação diária e estímulo para continuar na constância em prol do bem viver.

 

Percebeu que existem inúmeros caminhos para você investir em sua saúde? Ficou interessado nesta técnica? Então entre em contato com a nossa equipe e veja como podemos ajudar!

Tire suas dúvidas pelo Whatsapp

close-link
Olá! Tire suas dúvidas pelo WhatsApp!