Como respirar melhor? Confira dicas e tratamentos!

Respirar é um ato involuntário, realizado ao longo do dia, mesmo sem que a gente perceba. No entanto, para algumas pessoas, isso se torna algo mais difícil de ser feito. Você faz parte desse grupo? Então, veio ao lugar certo para aprender como respirar melhor!

 

Ao longo do nosso bate-papo, explicaremos alguns detalhes sobre a importância da respiração e as consequências de se respirar mal. Além disso, traremos dicas para melhorar o modo como você respira. 

 

E então, tudo pronto? Continue a leitura e confira algumas informações preciosas para melhorar, não só a sua respiração, mas também a sua qualidade de vida como um todo. Vamos lá!

 

O que é a respiração?

 

Respiração é o ato de inspirarmos ar contendo oxigênio. No entanto, o processo não para por aí. Após a entrada do oxigênio em nosso sistema, as suas moléculas se ligam com outras substâncias — como a hemoglobina, importante componente do sangue — e são transportadas para todo o corpo, oxigenando os nossos tecidos e órgãos. 

 

Qual é a importância da respiração?

 

Sem respiração, nós não vivemos. Uma respiração adequada é responsável por fazer com que todos os órgãos fiquem devidamente oxigenados e, consequentemente, trabalhem mais e melhor. As moléculas de oxigênio participam de reações importantes para a manutenção da vida, como a produção de energia, que será utilizada em outras funções fundamentais, inclusive, na manutenção da atividade cerebral.

 

Quais são as consequências de se respirar mal?

 

Não respirar é algo que leva boa parte dos animais, como os seres humanos, ao óbito. Isso acontece porque, como dissemos, o oxigênio é um componente essencial das reações que ocorrem em nosso organismo. No entanto, respirar mal pode causar consequências negativas. Dentre elas, podemos citar:

 

  • falta de energia;
  • desânimo;
  • cansaço fácil;
  • dificuldade de aprendizado;
  • sono excessivo;
  • problemas de memória, entre outros.

 

Ou seja: uma respiração inadequada pode fazer com que toda a nossa qualidade de vida seja afetada. 

 

Quais problemas podem nos levar a respirar mal?

 

Há diversas causas para problemas com a respiração, e se engana quem acha que elas envolvem apenas os problemas respiratórios. Elas podem ir desde uma anemia — que diminui a concentração de hemoglobina circulante no organismo e, consequentemente, a taxa de oxigenação do sangue — até questões mais complexas. Um bom exemplo são as alterações cardíacas, que podem dificultar a circulação sanguínea e a oxigenação.

 

Assim, o sangue não chega em todas partes do corpo, gerando problemas graves e potencialmente arriscados para a vida. Outra causa frequente para problemas respiratórios é a obesidade. Os pacientes obesos podem apresentar dificuldade respiratória, mesmo quando têm pulmões completamente saudáveis. Em longo prazo, isso pode gerar problemas nesses e em outros órgãos.

 

No entanto, as questões respiratórias são, sim, algumas das mais frequentemente associadas a esse sintoma. Dentre elas, podemos citar desde questões mais simples — como a rinite crônica — até mais complexas, como o enfisema pulmonar. Por isso, é imprescindível buscar um diagnóstico preciso, para que o tratamento também seja o mais direcionado possível.

 

Como respirar melhor?

 

Agora, é hora de conferir algumas dicas para melhorar a sua respiração, de uma vez por todas. Vamos lá!

 

Pratique atividades físicas

 

A primeira dica para respirar melhor é praticar atividades físicas. Elas ajudarão no fortalecimento do diafragma (maior músculo do corpo e responsável pela respiração) e na redução do peso. Além disso, contribui fortemente para a melhora do condicionamento físico.

 

Faça atividades aquáticas

 

Atividades físicas que envolvam a água também são grandes aliadas da melhora da respiração. E o mais interessante é que elas são de baixo impacto, ou seja, podem ser praticadas, até mesmo, por pessoas com dores crônicas e algumas outras limitações. Vale a pena conversar com o seu médico sobre isso!

Cuide da saúde emocional

 

Outro fator que pode afetar o modo como respiramos é a saúde emocional. Sendo assim, controlar a mente é um ótimo meio de respirar melhor. A realização de terapia ou de atividades que diminuam o estresse são sempre recomendadas.

 

Faça ioga ou meditação

 

Práticas como a ioga ou a meditação também ajudam na melhora da respiração, seja por conta da otimização do controle emocional, seja pelo aumento da consciência corporal e, consequentemente, do aprendizado sobre o melhor jeito de respirar.

 

Invista em aulas de canto

 

As aulas de canto são uma estratégia muito valiosa para otimizar a sua respiração. Os cantores, em geral, respiram muito bem e você não precisa ser profissional para investir nesse tipo de aprendizado. 

 

Tome mais água no dia a dia

 

A hidratação adequada é fundamental para que possamos realizar todas as funções do nosso organismo da melhor maneira possível e, claro, isso inclui a respiração. Com uma lubrificação adequada das mucosas do nariz e de outros locais do sistema respiratório, conseguimos respirar de forma bem mais eficiente. 

 

Evite o cigarro

 

O cigarro é um dos grandes inimigos da respiração e de uma saúde adequada. Além de aumentar drasticamente os riscos de desenvolvimento do câncer nos pulmões, o tabagismo compromete a capacidade respiratória pouco a pouco, deixando esses órgãos mais suscetíveis a doenças oportunistas.

 

Faça os tratamentos adequados

 

Por fim, não deixe de fazer os tratamentos adequados caso você lide com alguma enfermidade que afete a sua capacidade de respirar bem. Bons exemplos de estratégias utilizadas são:

 

  • fisioterapia respiratória;
  • uso da máscara de oxigênio portátil; 
  • uso do CPAP (Continuous Positive Airway Pressure); 
  • utilização de remédios que ajudam a entrada de ar nos pulmões;
  • realização de lavagens nasais diariamente;
  • uso da inalação com soro fisiológico ou outras substâncias prescritas pelo médico, entre outros.

 

Gostou de saber como respirar melhor? Esperamos que sim! Agora, é hora de investir em sua saúde e seguir as dicas passadas ao longo da nossa conversa. E, claro, não deixe de buscar uma boa equipe médica para realizar o acompanhamento necessário para o seu caso. O apoio profissional adequado é a dica de ouro para respirarmos bem!

 

Aproveite e confira informações sobre a Von Ardenne, uma máscara facial de oxigenoterapia que promove a melhora da oxigenação dos tecidos e, consequentemente, do bem-estar dos pacientes que fazem uso do aparelho. Saiba mais e tire as suas dúvidas clicando aqui!

Tire suas dúvidas pelo Whatsapp

close-link
Olá! Tire suas dúvidas pelo WhatsApp!