Entenda a importância do sono para a sua saúde

Todas as pessoas precisam de repouso para repor as energias, mas a importância do sono não está relacionada apenas com o descanso. Dormir bem é uma necessidade vital para a manutenção da saúde e do bem-estar. Quando adormecemos, corpo e mente se recuperam, ao passo que as funções biológicas são revitalizadas.

Durante o sono, seu corpo consome menos energia, fortalece o sistema imunológico, libera hormônios e consolida a memória. Porém, dormir bem nem sempre é fácil. Fatores como rotina estressante, alimentação inadequada, sedentarismo e estímulo excessivo de aparelhos eletrônicos atrapalham (e muito!) o relaxamento para uma noite revigorante.

Neste artigo, você vai entender a importância do sono e o que acontece com o cérebro enquanto dormimos. Veja também algumas dicas para conseguir ter uma noite tranquila e proporcionar ao seu corpo o descanso merecido!

O que acontece enquanto dormimos?

Dormir é um fenômeno que ocorre de maneira cíclica. A cada ciclo, há vários estágios que alternam as fases de sono leve e profundo, durando entre 60 a 90 minutos.

Estágio 1

A fase inicial é a transição do estado de vigília para o sono e pode demorar até cinco minutos para se concretizar. Nela, o sono é leve e podemos ser despertados facilmente, pois ainda se pode ouvir e ter consciência do que está ocorrendo ao redor. Esse estágio também ocorre na transição de outras fases do sono;

Estágio 2

Ainda é um sono leve, mas não como na primeira fase. O cérebro já está se preparando para entrar no sono profundo, sendo que a duração é de cerca de 20 minutos.

Estágio 3

O sono profundo é iniciado e a atividade cerebral se torna lenta, para começar o processo de recuperação fisiológica. Sua duração é de cinco minutos.

Estágio 4

A frequência cardíaca, a temperatura corporal e a respiração diminuem. O corpo entra em sono profundo e é iniciada a produção de hormônios liberados apenas quando estamos dormindo. A duração é de aproximadamente 20 minutos.

REM

Trata-se da fase em que os olhos se mexem rapidamente por baixo das pálpebras, mas a musculatura do corpo está totalmente relaxada. O sono é profundo e as ondas cerebrais têm um padrão de atividade de vigília, por isso o REM também é chamado de sono paradoxal. No total, são gastos entre 15 a 20 minutos e é nessa etapa que ocorrem os sonhos.

Como dormir melhor?

Para muitas pessoas, dormir uma boa noite de sono não é tão simples. Há inúmeros problemas de saúde que contribuem para isso, mas os hábitos têm grande influência. O uso excessivo de computador, celular e até televisão à noite atrapalha no relaxamento do corpo. Alimentação e situações de tensão também têm peso.

Itens como travesseiro e colchão impactam bastante na qualidade do sono. Por isso, providencie modelos de qualidade, confortáveis e adequados ao seu peso.

Anote algumas dicas que vão favorecer seu merecido descanso:

  • estabeleça uma rotina para ter hora de dormir e acordar;
  • vá para a cama apenas na hora em que for realmente dormir;
  • não tenha equipamentos eletrônicos no quarto;
  • adote hábitos que desaceleram e preparem o corpo para o sono, como tomar um chá, tomar um banho morno, usar produtos com essência de lavanda ou ler um livro;
  • faça refeições leves no período noturno;
  • pratique atividades físicas durante o dia;
  • não consuma cafeína após as 18h;
  • durma num ambiente com escuro absoluto.

A qualidade do sono interfere diretamente no equilíbrio mental e na saúde. Ao dormir bem, o corpo se recompõe para que o dia seguinte seja produtivo e agradável, com a mente concentrada e as funções biológicas funcionando bem. A importância do sono está no funcionamento vital de todo o organismo — e isso precisa ser respeitado.

Agora que você já entendeu a importância do sono, veja como cuidar melhor do corpo e da mente. Descubra de que forma encontrar o equilíbrio para o bem-estar e uma vida saudável.