Skip to content
Facebook Instagram Youtube
  • HOME
  • QUEM SOMOS
    • PORQUE PRATICAMOS A MEDICINA INTEGRATIVA
    • CORPO CLÍNICO
    • POLÍTICA DE QUALIDADE
    • CONHEÇA A CLÍNICA
  • TERAPIAS INTEGRATIVAS
  • EXAMES E TECNOLOGIA
  • BLOG
  • CONTATO
Menu
  • HOME
  • QUEM SOMOS
    • PORQUE PRATICAMOS A MEDICINA INTEGRATIVA
    • CORPO CLÍNICO
    • POLÍTICA DE QUALIDADE
    • CONHEÇA A CLÍNICA
  • TERAPIAS INTEGRATIVAS
  • EXAMES E TECNOLOGIA
  • BLOG
  • CONTATO

Relação médico e paciente: qual a importância de uma boa relação?

  • 3, janeiro, 2023
  • Sem Comentários

Para ter uma vida boa e tranquila é fundamental cuidar da saúde. Nesse sentido, estabelecer rotinas de consultas médicas e buscar auxílio profissional em caso de queixas é indispensável. No entanto, nem sempre é fácil encontrar consultórios e profissionais que estabeleçam uma boa relação entre médico e paciente.

Em função das grandes demandas do cotidiano, muitos profissionais não oferecem o devido cuidado e atenção àqueles a quem atendem. Essa situação, além de gerar mal estar, dificulta a promoção da saúde do paciente. Por isso, é fundamental buscar por abordagens médicas que valorizem o atendimento nos mais diversos sentidos.

Quer saber mais sobre a importância da boa relação entre médico e paciente e como ela pode ser desenvolvida? Então continue a leitura deste artigo!

O que é a relação médico paciente?

Para entender qual a importância de uma boa relação entre médico e paciente, primeiro é preciso compreender como esse vínculo funciona. Embora muitas pessoas pensem que esse relacionamento esteja ligado apenas ao momento da consulta, na verdade a forma como paciente e médico se conectam vai muito além desse momento.

Ainda que o profissional da saúde atenda a diferentes pessoas, cada uma é única e apresenta determinadas demandas. Para além das questões de saúde, é preciso que certos vínculos afetivos sejam estabelecidos. Dessa forma, podemos dizer que a base da relação entre médico e paciente é a humanidade.

Assim, um atendimento adequado envolve:

  • atenção e cuidado desde o agendamento;
  • construção de um ambiente agradável na consulta;
  • zelo ao ouvir o paciente;
  • clareza na hora de explicar diagnósticos, exames e tratamentos;
  • pontualidade;
  • confiança e respeito entre médico e paciente.

Qual a importância de uma boa relação entre médico e paciente?

Agora que você compreende quais são as bases do relacionamento entre médico e paciente, é possível aprofundar o assunto e identificar os benefícios que uma boa relação proporciona. Nesse sentido, é possível citar que ela:

Permite melhores diagnósticos

Um dos primeiros benefícios que merece atenção é a possibilidade de realizar melhores diagnósticos. Para que um médico possa identificar com maior precisão a situação de seu paciente, é preciso que ambos interajam sem medo e confiando um no outro.

Quando há uma boa relação entre ambos, o paciente se sente à vontade para dizer ao médico o que está sentindo e quais são suas queixas. Além disso, também será possível apontar suas dúvidas em relação aos tratamentos e medicamentos, por exemplo. Essa situação gera uma melhor percepção das condições do paciente.

Aumenta a satisfação

Além de ajudar na realização de diagnósticos mais precisos, a boa relação entre médicos e pacientes também aumenta a satisfação de ambas as partes. Por um lado, o paciente sentirá que está sendo bem atendido e que o profissional da saúde de fato está lhe dando o devido valor, com cuidado e profissionalismo.

Por outro lado, a boa relação com o paciente também gera satisfação no médico. Isso ocorre porque um atendimento atencioso e humanizado permite ao profissional notar sua importância social, estimulando a sensação de realização profissional.

Oferece maior segurança

Também é importante notar que a boa relação no consultório médico é fundamental para garantir a segurança nas consultas, exames e tratamentos. Uma vez que a relação é clara, humana e respeitosa, o paciente se sente mais seguro para dizer o que sente, seus medos, dúvidas e demais opiniões.

Da mesma forma, o médico terá maior segurança para propor tratamentos, mudanças de hábitos e demais procedimentos que julgar necessário para o bem-estar do paciente.

Melhora a escolha dos tratamentos

Diante de um diagnóstico, é possível que existam diferentes tratamentos a serem realizados. Para saber qual o tratamento mais adequado para cada pessoa, é preciso que exista uma boa relação no atendimento. Assim, o paciente terá suas decisões e opiniões consideradas no processo, fazendo com que a melhor escolha seja tomada em conjunto.

Traz melhores condições de saúde

Por fim, quando a relação é humanizada, são maiores as perspectivas de melhoras nas condições de saúde do paciente. Isso ocorre porque muitas vezes o mal-estar de um indivíduo não está simplesmente relacionado às questões biológicas.

Em muitos casos, aspectos emocionais e mentais influenciam diretamente na saúde do corpo. Por isso, quando o paciente é acolhido e respeitado no atendimento médico, a consulta e o tratamento tendem a ser mais eficientes, uma vez que consideram mais do que apenas as questões biológicas.

Como desenvolver uma boa relação entre médico e paciente?

Como você pode perceber, o estabelecimento de uma boa relação entre médico e paciente é de grande importância. Para além de tornar as consultas e tratamentos mais agradáveis, o cuidado com esse vínculo também gera resultados positivos em termos de saúde e bem-estar.

No entanto, ainda que esse bom relacionamento seja fundamental tanto para paciente como para o médico, nem sempre é fácil encontrar essa atuação humanizada no dia a dia. Diante dessa realidade, é natural levantar o questionamento: como é possível desenvolver essa boa relação?

Uma das formas mais eficientes de ter uma relação próspera e agradável entre médico e paciente é por meio da medicina integrativa. Essa é uma forma de abordagem médica que integra duas outras abordagens, sendo elas:

  • medicina convencional: inclui medicamentos, cirurgias, mudanças de hábitos etc.;
  • medicina complementar: envolve procedimentos não convencionais, como acupuntura, arte terapia, remédios naturais etc.

Assim, somando as técnicas e conhecimentos tradicionais às novas abordagens, a medicina integrativa permite uma maior parceria entre paciente e profissionais da saúde. Os tratamentos são decididos com base no diálogo e percepção de ambas as partes, considerando pontos imprescindíveis da medicina tradicional, bem como as opiniões, sensações e realidades do paciente.

Um exemplo de clínica que trabalha com medicina integrativa é a Integrative. Comprometida com a melhoria contínua de seus serviços, promovemos um atendimento humanizado e de excelência. Respeitando os valores humanos e investindo em inovação e atendimento personalizado, restabelecemos a qualidade de vida de cada um de nossos pacientes.

O desenvolvimento da boa relação entre paciente e médico é indispensável para a realização de diagnósticos mais precisos, tratamentos eficientes e a promoção do bem-estar em cada uma das pessoas. Para isso, o tratamento humanizado e responsável é fundamental. Nesse sentido, a medicina integrativa pode ser uma excelente alternativa.

Quer saber mais sobre como a Integrative pode ajudar você a melhorar sua qualidade de vida, garantindo saúde e bem-estar? Então entre em contato conosco!

AGENDAR ATENDIMENTO

NOSSOS TRATAMENTOS

Acompanhamento Nutricional

LER MAIS

Acompanhamento para Emagrecimento

LER MAIS

Biomat

LER MAIS

ES Complex

LER MAIS

Estimulação Magnética Transcraniana

LER MAIS

Hygialux

LER MAIS

Implante Hormonal Subcutâneo

LER MAIS

Terapia Nutricional Injetável

LER MAIS

Von Ardenne

LER MAIS

Compartilhar:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Integrative

Integrative

Núcleo Brasil de Saúde Integrativa & Funcional

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se

Cadastre-se e receba nossas publicações

Fique tranquilo! Nós não enviamos spam.

Qualidade de vida

Entenda aqui como identificar o início de depressão

Sem categoria

Conheça 6 dicas de como tratar a baixa imunidade!

Posts Populares

Alimentação no verão: saiba o que você pode comer para facilitar seus dias durante a estação

6 de janeiro de 2023

Aprenda como interpretar corretamente o resultado de bioimpedância

3 de janeiro de 2023

Medicina da longevidade: entenda o que é e quem deve buscá-la!

3 de janeiro de 2023
PrevAnterior6 dicas para turbinar o cérebro com técnicas de memorização!
PróximoMedicina da longevidade: entenda o que é e quem deve buscá-la!Next

Posts Relacionados

Alimentação no verão: saiba o que você pode comer para facilitar seus dias durante a estação

Aprenda como interpretar corretamente o resultado de bioimpedância

Medicina da longevidade: entenda o que é e quem deve buscá-la!

Relação médico e paciente: qual a importância de uma boa relação?

Nosso endereço

Rua Poços de Caldas, 69
1º andar – Centro
Ipatinga/MG
CEP: 35160-033

Fale conosco

(31) 3617-6626

Horário de atendimento

Segunda a sexta-feira de 7h às 17h30

© Copyright 2023 – Integrative Núcleo Brasil de Saúde Integrativa & Funcional

Youtube Instagram Facebook