Qual a importância de uma equipe multidisciplinar para a saúde do paciente?

Assim como a sociedade, a medicina evolui com o passar dos anos e adota nos procedimentos, sempre com foco na qualidade dos atendimentos, diagnósticos precisos e auxílios sintonizados com a qualidade de vida do paciente. Atualmente, a equipe multidisciplinar para a saúde tem se demonstrado fundamental para tratar o ser humano como um todo.

 

Dessa maneira, o foco deixou de ser exclusivamente nas consequências das doenças, indo a fundo no entendimento e combate às causas, como acontece na medicina integrativa. Ficou interessado no tema? Então acompanhe este post!

 

O que é uma equipe multidisciplinar em saúde?

 

Imagine um paciente que esteja sofrendo um quadro crônico de depressão. Além de sentir angústia, profunda tristeza, sentimento de fracasso, entre outros problemas emocionais, a pessoa geralmente fica debilitada fisicamente, com perdas nutricionais.

 

Ao ser atendida por uma equipe multidisciplinar, haverá o auxílio de vários profissionais da área da saúde, com foco no melhor resultado possível diante da situação.

 

Portanto, a equipe multidisciplinar nada mais é do que uma atenção oferecida por profissionais de vários setores do conhecimento, sendo um grande diferencial para diferentes tipos de casos.

 

Assim, a equipe multidisciplinar em saúde atende não só situações de doenças mentais como também em pós-operatórios, em tratamentos psicológicos, pediátricos, nutricionais, fortalecimento muscular, entre outros.

 

Estabelecendo normas e critérios no direcionamento, é possível criar estratégias bem planejadas, principalmente para avaliar a gravidade da doença, os riscos para o paciente e os métodos terapêuticos existentes e acessíveis para cada situação.

 

Portanto, todos os profissionais se esforçam com foco na melhoria na qualidade do atendimento, do tratamento em si, tendo um resultado positivo no processo de reabilitação.

Rotina de uma equipe multidisciplinar

 

Basicamente, a rotina de uma equipe multidisciplinar em saúde acontece por meio da união de esforços, ou seja, cada caso é analisado em conjunto, sempre com várias mentes pensando para oferecer o melhor atendimento, sempre de olho na qualidade de vida do paciente.

 

Dessa forma, as reuniões são frequentes, sendo um aspecto fundamental para auxiliar nas tomadas de decisões. As particularidades são valorizadas e cada especialidade destina uma contribuição diferenciada, ou seja, são várias abordagens em direção a um mesmo objetivo.

 

Assim, os tratamentos acabam sendo muito mais eficazes, como acontece em clínicas de medicina integrativa, pois o paciente é tratado como um todo e não somente a doença em si.

 

Apesar de ser muito comum no tratamento de doenças crônicas, a multidisciplinaridade também pode ser utilizada em diversas situações e até mesmo na prevenção de enfermidades, sejam elas identificadas em um mapeamento genético ou que estejam apresentando os primeiros sintomas.

 

Ao entrar em ação, os profissionais de diferentes setores da saúde pensam juntos e reduzem imensamente não só as dores da doença em si, mas também os efeitos colaterais de determinados medicamentos.

 

Na prática, um médico especialista faz o diagnóstico, prescreve alguns medicamentos e faz um encaminhamento para um nutricionista.

 

Esse profissional estabelece uma dieta individualizada, rica em nutrientes, vitaminas e sais minerais, enviando o caso para um enfermeiro ou fisioterapeuta. Além disso, podem entrar em cena terapeutas holísticos, fonoaudiólogos, pediatras, clínicos gerais, enfim, trata-se de um conjunto de profissionais altamente capacitados e treinados justamente para ajudar no bem-estar do paciente.

Qual a importância de uma equipe multidisciplinar em saúde?

 

Equipes multidisciplinares em saúde obtêm sucesso quando são montadas por meio de muito estudo e escolha certa dos profissionais necessários para cada caso.

 

Afinal, os pacientes têm perfis diferenciados e necessitam de abordagens únicas. Recebendo um atendimento humanizado e em conjunto, a percepção dos problemas é bem mais ampla, possibilitando diferentes tipos de abordagens terapêuticas.

 

Assim, a qualidade da assistência é bem melhor em comparação a outros tipos de atendimentos, sempre em prol da prevenção e da promoção da saúde.

 

Dessa maneira, o paciente recebe um atenção biopsicossocial, ou seja, são tratados os aspectos físico, mental e emocional que fazem parte de um ser humano.

 

Consequentemente, os benefícios são inúmeros tanto no atendimento inicial quanto no diagnóstico, passando pelo tratamento, como veremos agora.

Quais são as vantagens de contar com uma equipe multidisciplinar na saúde?

 

Além dos benefícios já citados ao longo deste post, há ainda muitos outros que podem ser elencados quando um paciente recebe um atendimento de uma equipe multidisciplinar em saúde. Veja mais alguns deles.

Humaniza a assistência

 

É como matemática. Assim como dois mais dois são quatro, ser atendido por vários profissionais torna a assistência mais humanizada, pois haverá olhares mais profundos sobre cada caso.

 

Por isso, trata-se de um ponto importantíssimo na cura de inúmeros males. Afinal, quando o ser humano é ouvido e tratado com carinho, aumenta a motivação, tendo impacto positivo na busca por soluções.

Melhora a experiência do paciente

 

Quem nunca ouviu relatos de pessoas que ficaram insatisfeitas ao serem atendidas em menos de 30 minutos por médicos? Infelizmente, essa é uma prática comum no Brasil e faz parte do tratamento convencional, que sempre busca soluções medicamentosas.

 

Já em um atendimento que conta com uma equipe multidisciplinar em saúde, os pacientes podem contar a história em detalhes, as influências familiares, possíveis predisposições, enfim, o diagnóstico fica bem mais preciso.

 

É o que acontece em uma clínica integrativa, sempre com um cuidado especial para cada paciente, observando a totalidade.

Mais segurança nos tratamentos

 

Com um diagnóstico mais preciso, inevitavelmente, o tratamento será conduzido de uma maneira positiva.

 

Além disso, as tomadas de decisões serão mais certeiras, diminuindo os riscos de complicações, fator preponderante para evitar internações ou abordagens mais severas.

 

Podemos citar ainda o maior conforto destinado ao paciente, que terá sempre inúmeras ferramentas para tratar a doença. Ao ser tratado com um olhar abrangente, os estímulos em busca da cura ou da amenização dos sintomas aumentarão consideravelmente.

Quais diferenciais existem na Integrative?

 

Tendo como base a importância de uma equipe multidisciplinar em saúde, a Integrative prioriza a qualidade em todos os procedimentos adotados na clínica.

 

Com um corpo clínico altamente qualificado, equipamentos modernos e acesso a inúmeros tipos de tratamentos, a clínica tem como principal missão explorar as técnicas da medicina integrativa, explorando profundamente as causas das doenças, oferecendo sempre as melhores opções de acordo com o perfil de cada paciente.

 

Dessa maneira, quem se propõe a realizar qualquer tipo de procedimento por aqui, encontra uma infraestrutura totalmente alicerçada em uma equipe multidisciplinar em saúde, sempre priorizando o ser humano e suas potencialidades.

 

E você, está precisando de ajuda para combater alguma enfermidade? Então consulte agora mesmo a nossa equipe e veja como podemos ajudar!

Tire suas dúvidas pelo Whatsapp

close-link
Olá! Tire suas dúvidas pelo WhatsApp!