Como lidar com a baixa imunidade e fortalecer esse sistema?

Você é do tipo que sempre fica doente? Qualquer mudança na temperatura já faz com que você se sinta meio estranho? Sente muito sono ao longo do dia? Então, é possível que a sua imunidade esteja baixa. Esses são apenas alguns sintomas envolvidos nesse processo!

 

A queda da imunidade pode se apresentar de muitas maneiras e ter, também, causas bem variadas. A boa notícia é que, com alguns cuidados, é possível fortalecer o sistema imunológico e reduzir consideravelmente os sintomas identificados.

 

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue com a gente e tire as suas principais dúvidas sobre a baixa imunidade, além de conferir dicas importantes para melhorar esse aspecto da sua vida. Boa leitura!

 

O que é imunidade?

 

Imunidade é um conceito ligado à defesa do nosso organismo. O sistema imunológico, portanto, é um conjunto de células e estruturas voltadas à proteção do corpo. Ele é ativado sempre que algo estranho é identificado em nosso sangue, nos órgãos, etc.

 

Como funciona o sistema imunológico?

 

O funcionamento do sistema imunológico é super complexo, mas, o que precisamos saber é o seguinte: ele tem dois mecanismos de funcionamento, a identificação do agente “estranho” e a resposta imunológica. Em ambos, participam as células de defesa, também conhecidas como glóbulos brancos. Quando entramos em contato pela primeira vez com um vírus, bactéria ou qualquer outro agente causador de doenças, temos a identificação desse problema.

 

As células mapeiam o invasor, descobrindo as suas características e fraquezas, e agem para combatê-lo. Na segunda vez que entramos em contato com esse mesmo microrganismo, as nossas células ativam a memória imunológica. A partir daí, elas já sabem exatamente com o que estão lidando e podem combater o problema com mais rapidez e eficiência. As vacinas atuam desse jeito, fazendo com que o nosso corpo identifique um possível agente causador de doenças e o destrua com facilidade, caso sejamos contaminados no futuro. Bacana, né?

 

Quais são as causas da imunidade baixa?

 

Algumas possíveis causas para a baixa imunidade são:

  • doenças variadas, que podem causar a debilidade do sistema imune;
  • uso de alguns medicamentos;
  • alimentação inadequada;
  • sedentarismo;
  • estresse;
  • deficiência ou carência de vitaminas;
  • idade (idosos e crianças têm um sistema imunológico mais delicado);
  • ambiente em que vivemos;
  • hábitos nocivos, como o abuso de álcool e o tabagismo.

 

E muito mais!

 

 

E os sintomas da imunidade baixa? Quais são?

 

Confira, agora, alguns dos sinais clínicos mais associados com a imunidade baixa:

  • sono excessivo;
  • cansaço;
  • falta de energia;
  • aftas na boca;
  • infecções frequentes;
  • dores pelo corpo;
  • desânimo;
  • tristeza;
  • queda de cabelo;
  • manchas pela pele, entre outros.

 

No entanto, é importante ressaltar que esses sintomas são inespecíficos. Ou seja: eles podem estar ligados a uma grande variedade de doenças e alterações. Por isso, um diagnóstico preciso é fundamental! 

 

Como lidar com a baixa imunidade e fortalecer esse sistema?

 

 

Agora, é hora de você conferir algumas dicas para melhorar a sua imunidade e torná-la forte e imbatível!

 

Beba muita água

 

 

Se você quer ter uma imunidade alta, a água deve ser a sua melhor amiga! Beba bastante líquido durante o dia, de preferência de pouco em pouco. Assim, as suas células estarão sempre hidratadas para funcionar bem.

 

Adote uma alimentação saudável

 

 

Outra importante aliada da imunidade é a alimentação. É imprescindível que você capriche na ingestão de nutrientes variados, a fim de fornecer todos os componentes necessários para que as suas células funcionem a todo vapor.

 

Durma bem durante a noite

 

O sono também é um detalhe importante nesse processo. Por isso, antes de dormir, afaste-se de eletrônicos e mantenha as luzes baixas. Prefira um livro ou uma musiquinha nesse período e durma tranquilamente!

 

Evite o estresse

 

O estresse tem o poder de afetar as nossas células e de gerar um certo grau de inflamação em nosso corpo. Por isso, tente mantê-lo o mais longe possível em seu dia a dia.

 

Pratique atividades físicas

 

Uma boa maneira de controlar o estresse e manter a saúde em alta é praticar atividades físicas. Escolha a que mais combina com o seu gosto e personalidade e mande ver!

Tenha bons hábitos de higiene

 

Uma boa higiene também ajudará muito na luta contra a imunidade baixa. Lave sempre as mãos antes de comer e depois de usar o banheiro, tome banhos frequentes e evite que infecções oportunistas se aproveitem da sua pele.

 

Elimine ou evite o álcool e tabaco

 

Por fim, uma dica para manter uma vida saudável e, consequentemente, uma imunidade alta é evitar hábitos nocivos. Dentre eles, os mais comuns são o tabagismo e a ingestão frequente de bebidas alcoólicas, que podem prejudicar as células de defesa, de maneira direta.

 

Essas dicas funcionam para todas as pessoas?

 

Infelizmente, não necessariamente. Algumas pessoas têm um sistema imunológico naturalmente mais debilitado, por conta de doenças que afetam essa área do organismo. Um bom exemplo é a AIDS, que afeta as células de defesa e faz com que a pessoa fique suscetível ao aparecimento de infecções oportunistas. Além disso, há as chamadas doenças autoimunes, na qual o organismo do paciente ataca a si mesmo. Exemplos disso são o lupus, a esclerose múltipla, a diabetes tipo 1 e a artrite reumatoide.

 

O tratamento de muitas dessas enfermidades consiste na supressão do sistema imunológico, o que também faz com que os pacientes fiquem com a imunidade baixa. As dicas passadas ao longo deste artigo ajudam essas pessoas, mas podem não ser o suficiente para lidar com a supressão da imunidade. Nesses casos, outros tratamentos podem ser necessários, a fim de garantir a estabilidade imunológica desses indivíduos.

 

Quais são as consequências de ter um sistema imunológico debilitado?

 

Como vimos, a imunidade é parte fundamental da nossa saúde. Sendo assim, um sistema imunológico comprometido pode nos deixar à mercê de muitas infecções oportunistas. Sem a capacidade de se defender, o organismo pode sucumbir às doenças adquiridas. Por isso, a melhor dica é fazer um acompanhamento com uma equipe que observe a sua saúde como um todo, e não apenas como sintomas isolados.

 

A manutenção do bem-estar do organismo de forma integralista faz toda a diferença na prevenção e no tratamento de alterações ligadas ao sistema imunológico e a todo o corpo! Gostou de saber como lidar com a imunidade baixa? Então, é hora de buscar profissionais que possam ajudar você nesse assunto e de seguir as dicas passadas ao longo deste texto. A sua saúde agradece!

 

Antes de ir, aproveite e confira outro artigo importante do blog Integrative e conheça as principais doenças autoimunes, os seus sintomas e as suas características mais marcantes. Boa leitura!

Tire suas dúvidas pelo Whatsapp

close-link
Olá! Tire suas dúvidas pelo WhatsApp!