Saiba quais atitudes tomar para cuidar melhor da saúde da boca

Quando o assunto é a saúde da boca, o mais comum é pensar nos cuidados com os dentes e na prevenção de cáries, não é mesmo? No entanto, esses cuidados devem ir muito além da escovação, afinal, a saúde da boca repercute em nosso organismo como um todo.

 

 

Muitos problemas de saúde podem ser desencadeados pela boca sem nos darmos conta, afetando órgãos vitais, como o coração. Por isso, é essencial apostar na prevenção diariamente.

 

A boa notícia é que esses cuidados são muito simples e acessíveis, bastando apenas criar o hábito e colocá-los em prática. A seguir, vamos te explicar quais são esses cuidados. Acompanhe!

 

 

Como a saúde da boca afeta o corpo?

 

 

A boca é a maior cavidade do nosso corpo a ter contato direto com ambiente exterior, o que favorece a entrada de bactérias e outros microrganismos que podem trazer prejuízos para a saúde. Quando a escovação é feita de forma inadequada, os próprios alimentos que comemos podem se transformar em inimigos, gerando problemas como cáries, tártaro, inflamações na gengiva, mau hálito e aftas.

 

 

O que muita gente não sabe é que outros problemas graves de saúde podem começar ou ser agravados pela falta de cuidados com a saúde da boca, como:

 

 

No caso dos problemas cardiovasculares, por exemplo, o acúmulo de bactérias na boca pode percorrer a corrente sanguínea e diminuir a circulação de sangue no órgão, aumentando as chances de doenças coronárias e os riscos de derrame ou infarto.

O que podemos fazer para cuidar da saúde da boca?

 

 

Cuidar da saúde da boca em casa é muito simples e eficiente na prevenção de todos os problemas que citamos aqui. Outro ponto importante é que esses cuidados devem começar desde muito cedo — mesmo que os primeiros dentes ainda nem tenham nascido — e se estendem até a fase do envelhecimento. Dito isso, é hora de aprender a cuidar adequadamente da sua boca e da sua saúde! Veja a seguir.

 

Escove os dentes do jeito certo

 

Na escovação, é essencial alcançar todas as áreas onde as bactérias podem ficar alojadas, por isso, existe a maneira correta de escovar os dentes. É possível separar o processo em etapas para garantir que todos os dentes foram bem escovados da seguinte forma:

  • comece pelas superfícies que ficam voltadas para as bochechas;
  • escove as superfícies voltadas para o lado interno da boca;
  • passe para as superfícies onde acontece a mastigação;
  • cuide para que os dentes do fundo também sejam alcançados.

 

 

Outro ponto importante é não colocar força na escovação. Esse hábito pode causar lesões na gengiva e levar a outros problemas de saúde. Faça movimentos circulares suaves e constantes, principalmente em regiões onde há coroas e restaurações.

 

Higienize os dentes com a frequência correta

 

 

Não é nenhuma novidade que os dentes precisam ser escovados diariamente, no entanto, muitas pessoas ainda deixam esse cuidado básico de lado. Além disso, é necessário escovar os dentes mais de uma vez por dia, sempre após as refeições. Após a ingestão de alimentos com açúcar é ainda mais importante recorrer à escovação, evitando as temidas cáries. Outro ponto é não deixar a escovação de lado antes de dormir, pois a boca fica mais vulnerável durante a noite e sofre com a ação das bactérias.

 

Finalize a escovação com o fio dental

 

O fio dental ainda não faz parte da rotina de cuidados de muita gente, mas é um item indispensável para garantir a higienização correta dos dentes. Quando usando da forma correta, ele remove os restos de comida de lugares onde a escova não alcança. O ideal é colocar o fio dentre os dentes com cuidado para não machucar e introduzir cerca de 2 mm a 3 mm na gengiva, removendo o excesso de placa e os restos de comida.

Escove também a língua

 

 

Boa parte das bactérias fica alojada na língua, uma região que nem sempre é bem escovada. Para fazer a higienização, é possível usar a própria escova de dentes ou um raspador adequado. Esse item é facilmente encontrado nas farmácias e pode ser feito de plástico ou de cobre. O ideal é arrastar a placa bacteriana de trás para frente, eliminando, logo em seguida, na pia.

 

Troque a escova de dentes com frequência

 

A troca da escova de dentes é outro cuidado que vai garantir a saúde da boca. Com a utilização, a escova acumula bactérias e também passa a ser menos eficiente, uma vez que suas cerdas perdem a forma original. A frequência de troca indicada é a cada três meses, mas você deve ficar de olho no desgaste das cerdas, que pode ocorrer antes. Também é importante trocar a escova, caso tenha tido uma gripe ou resfriado, para evitar que a infecção retorne.

 

Mantenha uma alimentação saudável

 

 

Alguns alimentos, principalmente os mais ricos em açúcar, favorecem as bactérias que causam a cárie. Elas fermentam o açúcar e produzem uma substância ácida que acaba dissolvido o esmalte dos dentes. Além da escovação, é essencial manter uma nutrição saudável para cuidar da saúde da boca. Alimentos como as folhas verdes são ricos em cálcio e trazem mais saúde para os dentes. Da mesma forma, a mastigação de alimentos fibrosos contribui para a limpeza dos dentes, removendo a placa bacteriana com o atrito.

 

 

Visite um especialista com regularidade

 

 

Além de cuidar da sua boca em casa, é essencial frequentar um dentista de confiança. Apenas um profissional é capaz de realizar os tratamentos necessários, além de identificar problemas quando ainda estão no início. O dentista também poderá indicar os produtos adequados para cada caso, como cremes dentais específicos e enxaguantes bucais que podem complementar a higienização que você realiza diariamente.

 

Por fim, para completar seus cuidados com a saúde da boca, lembre-se de ficar de olho em alguns sinais que podem ser um alerta para problemas, como sangramento constante nas gengivas, feridas que não se curam, aftas frequentes e mau hálito. Caso note algum desses sintomas, procure um médico e investigue a causa do problema. Afinal, muitos sinais que surgem na boca podem indicar doenças em outras partes do corpo.

 

Gostou de conhecer melhor os cuidados com a saúde da boca? Então que tal curtir nossa página no Facebook?

Tire suas dúvidas pelo Whatsapp

close-link
Olá! Tire suas dúvidas pelo WhatsApp!