De quanto em quanto tempo você deve ir ao médico? Descubra aqui!

Se você é do time que visita o consultório médico apenas quando tem algum problema, saiba que essa prática pode colocar sua saúde em risco. Mas de quanto em quanto tempo devo ir ao médico, afinal?

É comum ouvirmos falar de uma periodicidade de seis em seis meses. Porém, você sabia que não é bem assim que acontece? Cada fase da vida tem suas particularidades, até mesmo nessa hora.

Consultar-se regularmente é uma das medidas de prevenção mais eficazes, por isso fique atento para não perder os prazos. Quer saber qual é sua frequência ideal? Continue a leitura, pois é sobre isso que falaremos a seguir!

Bebês

Nos primeiros dias de vida, o ideal é levar o recém-nascido ao pediatra em intervalos curtos. Isso porque as orientações sobre aleitamento e outros cuidados são passadas nessas consultas, além da checagem do desenvolvimento do bebê. Sendo assim, o indicado é levá-lo com cinco, 15 e 30 dias de vida; mensalmente até os 12 meses e trimestralmente até completar dois anos.

Crianças e adolescentes

As crianças de dois até sete anos com bom crescimento podem se consultar a cada seis meses para verificar se a estatura e o peso estão adequados á idade. Depois disso, uma vez ao ano já é o suficiente para saber se está tudo certo com os pequenos.

Adultos

Os adultos também devem ir ao consultório uma vez ao ano e realizar os exames de check-up. Mas saiba que cada especialidade tem uma periodicidade diferente, como no caso dos exames de audição e visão a partir dos 40 anos. Dessa maneira, converse com o médico sobre o que é melhor na sua situação.

Gestantes

As gestantes requerem um cuidado maior. Assim que a gravidez for descoberta, já é preciso procurar o obstetra para tomar a suplementação (caso necessário) e fazer os exames. No pré-natal, as consultas são mensais, se tudo correr bem, e quinzenais ou com intervalo menor no final da gestação.

Idosos

Os idosos que apresentam boa saúde e não precisam fazer controle de doenças crônicas podem ir ao geriatra semestralmente, apenas para conferir se está tudo bem. Os exames de check-up são feitos anualmente ou conforme orientação médica.

Vale lembrar que esses intervalos são determinados para indivíduos saudáveis. Caso a pessoa apresente algum problema de saúde, deve fazer o acompanhamento conforme a prescrição do médico, independentemente da fase da vida.

Você sabia que a saúde integrativa pode ajudar nesse sentido? Ela é multidisciplinar, envolvendo profissionais de diversas áreas para cuidar do indivíduo como um todo — não somente tratamento os problemas, mas prevenindo e visando à qualidade e ao bem-estar. A Integrative é um ótimo exemplo de clínica que atende a esse princípio.

“De quanto em quanto tempo devo ir ao médico?” é uma das perguntas mais feitas por quem se preocupa com a saúde, pois sabe que a prevenção é o melhor remédio. Como vimos, cada idade tem uma periodicidade diferente e deve ser respeitada para garantir uma vida mais saudável.

Quer saber mais sobre a Integrative? Entre em contato conosco, tire suas dúvidas com um de nossos atendentes e agende uma visita agora mesmo!