Como tratar a rinite e aliviar os sintomas?

Ah, a rinite! Quem convive com esse problema, sabe: ele é bem desagradável. E, muitas vezes, as pessoas que sofrem com ela, sofrem caladas, sem buscar ajuda pois acreditam que não há solução para o caso. Mas peraí! Você sabia que há como tratar rinite?

 

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 30% e 40% da população global sofre com a rinite. Apesar de ser um contexto desafiador, o tratamento da rinite é perfeitamente possível. Com ele, os pacientes voltam a ter qualidade de vida e relatam uma redução considerável dos sintomas incômodos desse problema.

 

E então, quer saber como tratar rinite? Continue a leitura e saiba mais sobre esse problema — incluindo os seus tipos e sintomas — e descubra quais são os tratamentos mais eficientes! 

 

O que é a rinite?

 

Rinite é o nome dado à inflamação que afeta a mucosa (revestimento interno) do nariz.

 

Quais são os tipos de rinite?

 

A rinite pode ser dividida em vários tipos, como:

  • infecciosa: originada a partir de agentes virais, bacterianos ou fúngicos;
  • vasomotora: causada por alterações na temperatura;
  • alérgica: uma das mais comuns, gerada por problemas com alergia.

Além disso, ela pode ser classificada em crônica — quando tem duração superior a algumas semanas e não tem cura — ou aguda, quando é decorrente de alguma outra doença. 

 

E os sintomas?

 

Os sintomas mais frequentes da rinite são:

  • coriza (nariz escorrendo);
  • sensação de queimação no nariz;
  • nariz entupido;
  • perda de olfato;
  • coceira na região nasal ou dos olhos;
  • espirros constantes.

Como é feito o diagnóstico da rinite?

 

O diagnóstico da rinite é feito, muitas vezes, com base nos sintomas e na avaliação da mucosa nasal, feita no próprio consultório. Casos mais específicos podem exigir exames de imagem e até mesmo citologias, que avaliam as células presentes na mucosa. 

 

Como tratar a rinite e aliviar os seus sintomas?

 

Agora, o momento pelo qual você estava esperando! Vamos falar sobre os tratamentos da rinite. Embora não tenha cura, esse problema pode — e deve! — ser tratado. Assim, os sintomas podem ser reduzidos de forma bem eficiente. Confira algumas dicas a seguir!

 

Conheça a causa das suas crises e as elimine do dia a dia

O primeiro passo para um tratamento adequado da rinite envolve a identificação das causas das crises. A partir daí, você precisa eliminá-las o máximo possível do cotidiano, fazendo com que as outras estratégias aplicadas funcionem bem melhor!

 

Use anti-histamínicos

Os anti-histamínicos são remédios conhecidos popularmente como “antialérgicos”. Eles ajudam no controle das crises e devem ser utilizados sob prescrição e orientação médica. Além disso, são recomendados apenas quando entramos em contato com o agente causador das crises. 

 

Faça uso de chás

O uso de alguns chás pode ajudar na redução dos sintomas. Eles também são bons para otimizar a imunidade, como é o caso da combinação entre gengibre, alho e limão. No entanto, sempre converse com o seu médico antes de iniciar esse tipo de estratégia, ok?

 

Busque um profissional da área para um bom acompanhamento

Por fim, o ideal é buscar uma equipe qualificada para lidar com o seu problema, prestando o acompanhamento necessário para que você possa se sentir bem! Invista, por exemplo, em profissionais que tenham uma visão integrativa sobre a saúde e, consequentemente, estejam ligados nas principais tendências de tratamento para a rinite em todo o mundo.

 

Gostou de saber como tratar rinite e de conhecer mais sobre esse problema? Esperamos que sim! Agora, é hora de correr atrás de um bom acompanhamento e de um diagnóstico preciso. Revolucione a sua própria saúde!

 

Antes de ir, aproveite e confira as páginas da Integrative nas redes sociais. Você pode nos encontrar no Facebook, no YouTube e no Instagram e ficar sempre por dentro das nossas dicas e novidades. Até a próxima!

Tire suas dúvidas pelo Whatsapp

close-link
Olá! Tire suas dúvidas pelo WhatsApp!