Por que fazer check-up médico ajuda na prevenção de doenças?

Muitas pessoas não dão a devida atenção, mas fazer check-up médico ajuda a prevenir diversas doenças. Além disso, caso alguma enfermidade mais séria já tenha se desenvolvido, por meio desse acompanhamento é possível identificá-la com antecedência, aumentando assim, as chances de cura e sucesso no tratamento.

O principal problema é que a maioria das pessoas só procura o médico quando a situação é muito crítica, ou seja, quando a dor já chegou a um nível muito alto ou os sintomas, como febre e vômito, já se tornaram preocupantes.

Neste artigo, mostraremos a você por que fazer check-up médico é tão importante, com que frequência deve ser realizado e muitas outras informações necessárias para garantir o seu bem-estar e qualidade de vida. Acompanhe!

Qual é o objetivo do check-up?

Além de mostrar para o médico o porquê de suas queixas e sintomas, o check-up é importante para que o profissional analise como está a qualidade do seu sono, se a sua alimentação é adequada e, inclusive, como está a sua saúde emocional. Como está o seu nível de estresse? Tem descansado o suficiente? Fica muito ansioso por pouca coisa? Estas são algumas das questões que serão analisadas.

Tudo isso contribuirá para um diagnóstico completo que, além de identificar a “raiz” do problema, mostrará qual tratamento é mais adequado para o seu caso.

Com que frequência é preciso fazer check-up?

O ideal é fazer check-up médico desde o início da sua vida, e os exames pré-natais são um bom exemplo disso. Depois do nascimento do bebê, a frequência do check-up varia de acordo com cada faixa etária, gênero e, claro, condição física do indivíduo. Por exemplo, se uma pessoa sofre com alguma doença, esse check-up precisa ser mais frequente.

O ideal é sempre procurar um médico de sua confiança para que ele possa determinar a periodicidade dos exames. Nesse momento, também será preciso avaliar seu histórico familiar, a fim de verificar a existência de algum problema genético.

Quais exames devem ser priorizados?

Alguns exames são comumente solicitados pelos médicos, outros mais complexos são exigidos apenas se o profissional observar que há necessidade. Entre os principais, podemos citar:

  • hemograma: também conhecido por exame de sangue, ele indicará como estão os índices de colesterol, glicemia, hemoglobina, células brancas e vermelhas;
  • eletrocardiograma e teste ergométrico: eles são essenciais para verificar as condições cardiovasculares e prevenir os problemas cardíacos;
  • exames ginecológicos e urológicos.

É preciso contar com profissionais de qualidade?

Sempre! Hoje em dia, além de ser um excelente profissional, o médico precisa oferecer um atendimento humanizado, focando na saúde, prevenção e qualidade de vida do paciente. Nesse momento, é importante que os profissionais não olhem apenas para os sintomas apresentados, mas também para a origem do problema.

Além disso, é necessário que o médico tenha acesso a equipamentos de qualidade para oferecer diagnósticos mais precisos como: Termografia, ES Complex, Microscopia Óptica, etc, e, inclusive, tratamentos mais eficazes, rápidos e duradouros.

Fazer check-up médico é fundamental para manter sua saúde em ótimas condições. O seu bem-estar é uma das coisas mais importantes da vida; por isso, não deixe de cuidar bem do seu corpo e prestar atenção nos sinais que ele dá. Assim, é possível viver com mais prazer e tranquilidade.

Quer ter acesso a um atendimento médico de qualidade? Entre em contato com a Integrative para conhecer nossos serviços!