6 dicas para turbinar o cérebro com técnicas de memorização!

A memorização é um processo que faz parte do desenvolvimento cognitivo dos seres humanos. No entanto, mesmo que ela seja amplamente trabalhada durante a infância e a adolescência, é possível que tenhamos problemas com o assunto no decorrer da vida.

 

Há muitas razões para isso, que vão desde deficiências ou carências vitamínicas até a uma simples falta de treino ou do uso de técnicas adequadas para desenvolver a questão. Se este for o caso, não se preocupe: temos a solução para você!

 

Continue a leitura para conferir algumas dicas importantes sobre técnica de memorização para otimizar o seu desempenho nos estudos e, assim, ajudar você a fixar muito mais conteúdo em menos tempo. E o melhor: de forma eficiente. Vamos lá!

 

Qual é o objetivo das técnicas de memorização?

 

O objetivo das técnicas de memorização é fazer com que você memorize pontos importantes! Por isso, se você é do tipo que tem dificuldades em guardar informações ou se lembrar do que estudou há uma semana, essas dicas são para você.

 

Como elas podem ajudar?

 

Ao longo do nosso dia a dia, nos deparamos com muitas informações, algo que é ainda mais verdadeiro hoje em dia, quando somos constantemente estimulados pela tecnologia. Assim, o nosso cérebro pode ficar meio “perdido” sobre quais são os pontos que devem ser fixados e quais devem ser jogados fora. Assim, as técnicas de memorização permitem que os conteúdos importantes sejam priorizados pelo cérebro, sendo armazenados na memória de longo prazo.

 

Isso faz com que os seus estudos e a rotina de trabalho se tornem mais eficientes. Além disso, as técnicas de memorização são muito úteis para a sua saúde. Exercitar o cérebro e permitir que ele fique sempre saudável é, por exemplo, uma boa maneira de prevenir a Doença de Alzheimer e outras formas de demência. Ainda que não seja uma certeza, é sempre bom contar com esse tipo de ajuda, certo?

 

Quais são as principais técnicas de memorização?

 

Agora, confira algumas estratégias que podem ajudar bastante na hora de memorizar e, assim, fazer com que o seu desempenho melhore em tudo o que se propor a fazer. 

 

1. Uso de flashcards

 

Os flashcards são uma estratégia simples e bastante eficiente para ajudar na memorização. Eles são cartões que têm, em um lado, uma pergunta e no outro, a resposta para aquele questionamento. Quando bem utilizados, eles ajudam na fixação de conceitos de forma muito eficaz, mas não são uma estratégia muito válida para guardar conteúdos mais complexos. 

 

2. Faça resumos eficientes

 

Muitas pessoas não gostam de fazer resumos, enquanto outras adoram. Independentemente de qual seja o seu grupo, uma coisa é certa: eles são muito eficientes. Uma boa forma de fazer resumos é anotar palavras-chave e conceitos mais importantes durante uma aula. No entanto, uma maneira ainda melhor de trabalhar o assunto é escrever tudo com as suas próprias palavras, permitindo que a fixação seja mais profunda.

 

3. Montagem de mapas mentais

 

Os mapas mentais podem ser vistos como uma boa estratégia para ser feita após os resumos. Aqui, o foco está em colocar palavras-chave ao redor de um tema e forçar o cérebro a se lembrar daqueles conceitos quando você “bater o olho” na folha. Essa técnica só funciona para aqueles que realmente estudaram o assunto, sendo uma ótima forma de revisão. 

 

4. Explique o conteúdo a alguém

 

Outra maneira muito interessante de fixar conteúdos é explicá-los a alguém. Falar o assunto em voz alta e responder aos questionamentos de outra pessoa ajuda o cérebro a formar ligações importantes para a memorização. E, além disso, você ainda ajuda outra pessoa a entender o assunto. Ou seja, todo mundo sai ganhando!

 

5. Grave podcasts

 

Caso você não tenha a quem explicar o conteúdo, não se preocupe. É possível gravar podcasts com o assunto, sendo esta outra dica importante de técnica de memorização. Você pode fazer isso com o uso de aplicativos específicos e disponibilizar o podcast para outras pessoas ou apenas usar o gravador do celular. Na hora de revisar, é possível ouvi-los e, assim, conseguir estudar enquanto se exercita, dirige ou pega o transporte público.

 

6. Foque nas revisões

 

Por fim, temos as revisões, que devem ser o mais periódicas possíveis. A memorização também se dá por meio da repetição e, por isso, é importante estar sempre em contato com aquele assunto. Além dos podcasts, você pode usar os seus resumos, mapas mentais e, até mesmo, flashcards para esta etapa. Mas, não deixe de sempre voltar para o assunto até fixá-lo completamente, ok?

 

Quais são as outras dicas para ajudar na memorização?

 

Focar em técnicas de memorização é ótimo para trabalhar essa questão, mas isso não é tudo. Você pode utilizar quantas estratégias quiser, mas se não cuidar do seu estilo de vida, elas serão em vão. Isso acontece porque o cérebro é uma máquina que precisa de certas “manutenções periódicas” para funcionar.

 

Assim, é importante que você se cuide para que as técnicas sejam realmente eficazes. O primeiro ponto é a alimentação e a atenção às vitaminas e minerais do seu dia a dia. Carência ou deficiência de substâncias como o ferro ou a vitamina B12 podem acarretar uma redução da função de memorização. Outro detalhe muito importante é a hidratação.

 

O nosso cérebro é composto quase que inteiramente por água e, por isso, deve estar devidamente hidratado para que consiga funcionar da forma devida. Por fim, não podemos deixar de mencionar a importância do sono. É durante o descanso que o cérebro fixa as informações julgadas importantes. Por isso, se você não dorme bem, acaba pulando essa etapa e esquecendo das informações com muito mais facilidade.

 

Gostou de conhecer essas técnicas de memorização? Esperamos que sim! Agora, implemente essas dicas em seu dia a dia e confira como elas podem ajudar na otimização da sua rotina e na melhora da fixação de conteúdos diversos, seja durante a faculdade ou em qualquer momento da sua vida como estudante.

 

Tem alguma outra dica que não foi mencionada por aqui? Então, compartilhe com a gente nos comentários e permita que outras pessoas também conheçam essa estratégia infalível que já foi testada por você! 

 

Tire suas dúvidas pelo Whatsapp

close-link
Olá! Tire suas dúvidas pelo WhatsApp!