Confira 7 hábitos que vão te ajudar a cuidar melhor da saúde dos olhos

Qual foi a última vez que você se preocupou com a saúde dos olhos? Segundo uma pesquisa do Ibope divulgada pela revista Veja, cerca de 34% da população brasileira nunca foi ao oftalmologista. 

 

Em contrapartida, a Organização Mundial de Saúde diz que 50 milhões de brasileiros têm algum tipo de problema de visão e que a maioria poderia ter sido evitada se tratada adequadamente.

 

A seguir, vamos explicar como você pode começar a cuidar da saúde dos olhos e prevenir problemas no futuro, com dicas para colocar em prática no dia a dia. Acompanhe!

 

Por que a saúde dos olhos é tão importante?

 

Os olhos humanos são considerados como a lente mais complexa e avançada do mundo, eles captam a luz refletida pelos objetos e a transformam em impulsos para o cérebro, que processa as imagens que enxergamos.

 

Por isso, podemos dizer que os olhos são responsáveis por um dos sentidos mais importantes do nosso sistema, que é a visão. 

 

Ao mesmo tempo, esses órgãos são muito sensíveis e estão frequentemente expostos a luz solar, poluição, maquiagem, bactérias e outros agentes externos que podem causar irritação e até problemas mais sérios.

 

É preciso cuidar adequadamente da saúde dos olhos no dia a dia, portanto, vamos listar algumas dicas que você pode colocar em prática hoje mesmo.

 

Como cuidar da saúde dos olhos da maneira certa?

 

Você sabia que com alguns hábitos simples podem evitar diversas doenças oculares? O verão é a época onde precisamos ter atenção redobrada com eles, já que ficamos frequentemente expostos ao sol em altas temperaturas, além de ter contato com a água do mar e de piscinas cheias de cloro.

 

Para cuidar da saúde dos seus olhos adequadamente, seja em qualquer estação, confira as dicas mais importantes.

 

1. Proteja seus olhos dos raios solares

 

O sol não afeta apenas a nossa pele quando nos expomos aos raios solares. Os olhos também são atingidos e podem adoecer ou ter certas doenças agravadas por esses raios, que são ainda mais intensos em países próximos à linha do Equador, como ocorre no Brasil.

 

Para prevenir seus olhos e os da sua família, evite se expor ao sol entre as 10h e 16h, onde os raios ficam ainda mais intensos.

 

A próxima dica é usar óculos escuros de boa qualidade e com lentes ultravioleta, mesmo que esteja embaixo de um guarda sol.

 

Você também pode apostar em chapéus ou bonés, para acabar com o contato direto da luz solar em direção ao rosto.

2. Evite coçar os olhos

 

Coçar os olhos é um hábito comum e até prazeroso, mas que pode prejudicar a saúde dos olhos pelo atrito e pressão que acontece durante o movimento e também pelas bactérias que estão presentes nas nossas mãos.

 

Evite coçar os olhos, mesmo que estejam irritados. Quando isso acontecer, o ideal é lavá-los adequadamente. Explicamos como você pode fazer essa limpeza no próximo tópico.

 

3. Faça uma limpeza diariamente

 

O hábito de lavar o rosto logo pela manhã é o primeiro passo para fazer a manutenção da saúde dos olhos. No entanto, existem alguns cuidados na hora de fazer essa higienização que fazem toda a diferença.

 

Em primeiro lugar, lave as mãos com água e sabão antes de começar a higienização. Depois, higienize as pálpebras com água, sem deixar que ela passe para o lado interno dos olhos.

 

Também é essencial remover a oleosidade e sujeiras dessa região com um sabonete neutro. Para isso, você pode usar um shampoo infantil ou soluções próprias para a limpeza dos olhos.

 

Por fim, você pode remover o excesso de remelas e outros microrganismos com soro fisiológico, no entanto, é preciso tomar cuidado com a forma de armazenamento desse produto, evitando que ele fique contaminado.

 

4. Tome alguns cuidados com a maquiagem

 

A maquiagem não é prejudicial para a saúde dos olhos, desde que seja usada da maneira correta. Em primeiro lugar, é essencial optar por produtos regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), garantindo que a maquiagem não tenha nenhum componente prejudicial em sua composição.

 

Depois, é essencial removê-la antes de dormir, com produtos adequados — como um demaquilante —, além da higienização com água e sabonete neutro.

 

Por fim, mantenha a atenção no prazo de validade da maquiagem, que deve ser descartada se estiverem vencidas.

 

5. Proteja os olhos das telas

 

A maior parte da população mantém os olhos fixados em algum tipo de tela todos os dias, seja a televisão, celular ou computador. O que a maioria das pessoas não sabe é que elas podem ser prejudiciais para os olhos.

 

Para evitar problemas, mantenha certa distância das telas e não olhe muito de perto, principalmente quando estiver no celular.

 

Também é ideal manter o ambiente bem iluminado durante o uso e fazer pausas a cada 20 minutos, olhando para o horizonte para dar um descanso aos olhos.

 

Você também pode verificar se o aparelho conta com algum tipo de configuração especial para emitir a luz adequada durante o dia ou à noite.

 

6. Cuidado com lentes de contato

 

As lentes de contato são grandes aliadas para quem sofre com miopia, hipermetropia e outros distúrbios da visão. O uso de lentes de contato é seguro, mas é essencial tomar os cuidados adequados para que elas não se transformem em inimigos da sua saúde ocular.

 

Além de usar produtos certificados pela Anvisa, é preciso obedecer ao prazo de uso dessas lentes. Algumas podem ser usadas por um, três e até seis meses, enquanto outras devem ser usadas apenas por um dia.

 

Outro ponto essencial é lavar as lentes com uma solução própria para elas e nunca com água. A água da torneira contém bactérias que se aderem às lentes e podem causar a perda da córnea.

 

Por fim, lave as mãos sempre que for colocar ou remover as lentes, tomando cuidado para não arranhar seus olhos com as unhas.

 

7. Mantenha uma alimentação saudável

 

Além de cuidar dos seus olhos pelo lado de fora, é essencial se alimentar corretamente para que eles sejam saudáveis por dentro. A vitamina C, vitamina A e betacaroteno são os mais importantes e podem ser encontrados em alimentos como:

  • frutas vermelhas e roxas — morangos, cerejas e amoras;
  • alimentos alaranjados — cenoura, laranja e mamão;
  • peixes — atum, salmão e sardinhas;
  • folhas e verduras verdes — brócolis, espinafre e couve.

 

Outros alimentos que beneficiam a saúde dos olhos são bife de fígado e as oleaginosas, além do consumo de água, que manterá a hidratação em dia.

 

Por fim, nossa última dica é que você visite um oftalmologista de forma preventiva e não apenas quando sentir que há algo errado com a saúde dos olhos. Apenas um profissional será capaz de identificar problemas que, muitas vezes, não têm sintomas.

 

Seguindo essas dicas e visitando seu médico regularmente, temos certeza de que seus olhos receberão os melhores cuidados para estar com a saúde em dia!

 

E você, como tem cuidado da saúde dos seus olhos? Deixe um comentário aqui embaixo contando para nós!

Tire suas dúvidas pelo Whatsapp

close-link
Olá! Tire suas dúvidas pelo WhatsApp!