Você sabe o que é medicina holística? Saiba como é seu método de trabalho

Sendo uma abordagem existente desde os primeiros ensinamentos do médico grego, Hipócrates, por volta de 460 a.C., as técnicas holísticas ganharam credibilidade ao redor do mundo e, hoje, são utilizadas no tratamento e prevenção de diversas doenças. Mas você sabe o que é medicina holística?

 

É o que abordaremos ao longo deste post, demonstrando que o conceito criado pelo pai da medicina sempre se manteve lado a lado em relação aos tratamentos convencionais. Confira!

 

Veja o que é a medicina holística

 

Antes de explicarmos o que consiste a medicina holística, precisamos destrinchar a palavra. Em grego, holos significa todo, ou seja, trata-se de um tratamento que explora a totalidade do ser humano.

 

Dessa maneira, as técnicas holísticas não tratam apenas as consequências de uma enfermidade, mas vão a fundo nas causas, inclusive, com abordagens biopsicossocial. Afinal, os sentimentos e emoções recebem uma atenção especial nas terapias holísticas.

 

Assim, a medicina holística não trata a doença em si, mas vários aspectos da pessoa, levando em consideração o físico, psicológico, parte espiritual e social, ou seja, cada caso é analisado individualmente, sempre com foco no bem-estar do paciente.

 

Para isso, são oferecidas terapias que estão sintonizadas com o diagnóstico apresentado, levando em consideração a crença de que um indivíduo é formado por um todo, como o processo celular, tendo todas as partes interligadas energeticamente falando.

 

São conceitos devidamente comprovados cientificamente e que demonstram a importância dos tratamentos que valorizam a totalidade do ser humano. Afinal, muitos problemas são psicossomáticos e podem afetar outras áreas do ser, além da que está com a enfermidade mais evidente.

 

Entenda como é o tratamento em medicina holística

 

Sabendo-se que na medicina holística o paciente é tratado de uma forma global, tudo é direcionado bem além dos sintomas, indo na raiz do problema. Assim, o organismo percebe o fluxo energético e emite sinais que focalizam na melhora.

 

Entre os princípios, podemos citar o amor e apoio incondicional, sendo ferramentas que contribuem com resultados altamente surpreendentes. Mas as práticas ainda contam com mais fundamentos, tais como:

  • a pessoa é responsável pela saúde e bem-estar;
  • todo ser humano possui poderes de cura intrínsecos;
  • o processo de cura necessita de um trabalho em equipe, o que envolve tanto o médico quanto o paciente, abordando todos os aspectos da vida;
  • o tratamento foca na solução da causa e não somente no alívio dos sintomas. .

 

Ao longo do tratamento, a medicina holística se alinha com a tradicional, ou seja, todas as ferramentas auxiliam no processo de cura ou de combate aos sintomas das doenças crônicas (sem cura).

 

Assim, diversas técnicas são colocadas em prática, buscando sempre a reeducação e reequilíbrio do corpo, balanceando os sistemas internos, como o cardiovascular, respiratório, articular, nervoso, digestivo, além dos aspectos mental, emocional e até mesmo espiritual.

 

Para você entender melhor, vamos mostrar agora algumas técnicas. Acompanhe conosco!

 

 

Fitoterapia

 

Diante da riqueza existente na natureza, a fitoterapia busca a cura de diversos males por meio dos princípios ativos encontrados nas plantas.

 

Dessa forma, o médico ou terapeuta faz indicações de chás e banhos de folhas, sempre objetivando o fortalecimento do sistema imunológico.

 

Além disso, existem os florais, que são elaborados à base de plantas, levando em conta cada demanda apresentada pelos pacientes.

 

Reiki

 

Sendo uma transferência de energia que tem influência direta no equilíbrio energético, o Reiki é aplicado por movimentos das mãos em contato com partes do corpo do paciente.

 

São priorizadas as mais energéticas, como os chacras, tendo resultados positivos no que diz respeito a redução das tensões, alívio dos sintomas do estresse, depressão, ansiedade, insônia etc.

 

Psicoterapia

 

A psicoterapia pode ser indicada para diversas situações e é importantíssima no processo de autoconhecimento, descobertas interiores, resolução de traumas da infância e até mesmo para combater vícios.

 

Ela também é extremamente útil para melhorar o rendimento escolar de alunos que estejam passando por dificuldades, como portadores do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

 

Basicamente, a psicoterapia funciona por meio de sessões juntamente com um psicólogo e pode contar também com dinâmicas, tarefas comportamentais, ou seja, trata-se de uma excelente ajuda, principalmente para quem sofre de doenças emocionais e mentais.

 

Meditação

 

Meditar é ouvir as vozes interiores, auxiliando imensamente no processo de foco e atenção plena. Para chegar a esse estágio, os terapeutas oferecem técnicas guiadas por meio de exercícios individuais, sempre explorando o domínio dos pensamentos e emoções.

 

Por meio das atividades, é possível trabalhar o corpo, mente e espírito, auxiliando nas tomadas de decisões.

 

Aromaterapia

 

A aromaterapia é uma técnica que utiliza os óleos essenciais das plantas e flores, sendo bem úteis no combate de inúmeros males.

 

Muito indicada para quem enfrenta problemas emocionais, a técnica ajuda no aumento da energia vital, trazendo inúmeros benefícios, como no foco e na melhora da autoestima.

 

Homeopatia

 

Ao elaborar medicamentos a base dos extratos de origem animal e vegetal, a homeopatia consegue auxiliar no tratamento de muitos males, como insônia, depressão, asma, ansiedade, sinusite, entre outros.

 

Ela também faz parte da medicina holística e é indicada para pessoas de todas as idades, inclusive crianças e idosos.

 

Yoga

 

Muito além do que movimentos corporais, a yoga é um estilo de vida, que foca na postura e respiração.

 

Ela está diretamente sintonizada com o autoconhecimento, trazendo melhorias no bem-estar e combate a muitos problemas, como as terríveis dores na coluna.

 

Isso porque a yoga desbloqueia o fluxo energético do corpo, fazendo com que o organismo tenha mais imunidade e metabolismo em dia, ou seja, auxilia também para enfrentar a depressão, estresse e ansiedade. E o leque das terapias holísticas não para por aí. Veja mais algumas opções:

  • massoterapia;
  • barras de access;
  • mindfulness;
  • cromoterapia;
  • xamanismo;
  • numerologia sagrada;
  • feng shui;
  • thetahealing;
  • aconselhamento metafísico;
  • constelação familiar.

 

Saiba como as terapias holísticas se alinham com a medicina integrativa

 

Assim como a medicina holística trabalha o ser humano como um todo, a integrativa também objetiva essa abordagem completa.

 

Portanto, ambas são uma espécie de irmãs siamesas no processo de tratamento de um paciente. Por meio de uma equipe multidisciplinar, a medicina integrativa consegue obter avanços bem significativos em relação a quadros crônicos, justamente pelo fato de oferecer um amplo leque de tratamentos.

 

Ao unir esforços com diversos profissionais, incluindo os com formação no campo holístico, como em nutrologia, por exemplo, as abordagens integrativas estão tendo um sucesso considerável em relação a problemas que só contavam com prescrições medicamentosas na medicina convencional.

 

Podemos citar inúmeras doenças, como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, síndrome de burnout, insônia, estresse, transtorno bipolar, alcoolismo, drogadicção, distúrbios alimentares, dores etc.

 

Afinal, a abordagem completa possibilita ao paciente um olhar mais abrangente sobre si mesmo, sendo imensamente benéfica em termos de transformação tanto no estilo de vida como no modo de pensar.

 

Portanto, agora que você já sabe o que é medicina holística e de que maneira ela se alia com a integrativa, vale a pena buscar um tratamento diferenciado. Na Clínica Integrativa, existe um corpo clínico preparado, equipamentos modernos e infraestrutura adequada; tudo com foco na qualidade de vida e bem-estar dos pacientes, ou seja, aqui você se encontrará.

 

Percebeu como é importante cuidar do todo e não simplesmente das consequências de uma enfermidade? Quer melhorar a sua vida? Aproveite e entre em contato com a nossa equipe e veja como podemos ajudar!

Tire suas dúvidas pelo Whatsapp

close-link
Olá! Tire suas dúvidas pelo WhatsApp!