6 vantagens da meditação para a sua saúde física e mental

Ter um encontro consigo mesmo é a melhor maneira de resolver problemas físicos, mentais e emocionais. Você costuma se ver por dentro? Entrar em estado meditativo é muito bom, relaxa o pensamento e faz com que a pessoa se sinta plena. Mas não é só isso! As vantagens da meditação são inúmeras.

Ao ter contato com o seu eu interior, acalmando as funções vitais e os pensamentos, você desfruta de inúmeros benefícios. Trata-se de uma prática de autoconhecimento que nos ajuda a fazer a reconexão e desacelerar o ritmo.

Está começando a meditar e quer conhecer as vantagens da meditação? Continue a leitura deste artigo. Você vai ver que, mais do que acalmar, o ato de meditar traz efeitos biológicos e melhora a saúde de forma geral. Confira abaixo seis benefícios que você alcançará meditando!

1. Favorece a imunidade

Se a sua saúde é frágil e você vive tendo problemas com infecções, resfriados ou gripes, precisa dar uma turbinada na imunidade. A meditação interfere no sistema imunológico, deixando-o mais forte para atuar contra vírus, bactérias e outros micro-organismos.

Ao meditar, você amplia as defesas do organismo, pois a enzima telomerase (ligada ao sistema imunológico) tem sua ação intensificada. A prática permite ao corpo restabelecer suas defesas e ampliar o bem-estar.

2. Turbina a memória

Ao meditar, o cérebro se estabiliza e consegue se reestruturar, ao passo que a parte neuroquímica do seu funcionamento apresenta melhorias. O resultado é percebido a partir de efeitos cognitivos e nas funções cerebrais.

Ao meditar, há um aumento do fluxo sanguíneo e a redução das emoções negativas. Por isso, é possível prevenir o declínio cognitivo e as mudanças estruturais, favorecendo a memória e a saúde mental.

3. Melhora sistema respiratório e circulatório

A meditação estabiliza a frequência cardíaca e beneficia pessoas que sofrem com pressão alta. Além disso, reduz os níveis de hormônio emitidos por situações de raiva e estresse, que são imensamente prejudiciais para o coração.

A meditação ajuda a pessoa a prestar atenção na respiração e reduz riscos de ataques cardíacos, problemas tromboembólicos ou acidente vascular encefálico, antigo AVC. Isso acontece porque há uma redução na espessura das paredes arteriais durante o estado meditativo.

4. Controla a ansiedade e o estresse

A meditação atua diretamente reduzindo a ansiedade e o estresse, sendo capaz de mudar quadros já agravados por tais doenças. Com a prática, a mente consegue se equilibrar e encontrar uma sensação de paz.

Essa mudança permite nortear a percepção diante dos problemas, superar crises e entender melhor as emoções. A pessoa que medita com regularidade é muito mais dona de seus sentimentos e consegue dominar as situações, tendo mais qualidade de vida.

5. Auxilia na redução dos riscos de obesidade

A meditação estabiliza os pensamentos e permite um maior controle dos desejos, reduzindo reações impulsivas. Assim, a prática age no autocontrole e na necessidade de comer compulsivamente para suprir necessidades emocionais.

Vale destacar também o efeito positivo no metabolismo, processo necessário para a manutenção do peso, o emagrecimento e o ganho de massa muscular. A meditação aumenta as taxas de metabolismo do corpo, favorecendo o peso saudável.

6. Regula o sono

Quem pratica meditação com regularidade apresenta mais facilidade para dormir e ter uma noite de sono adequada e reparadora. As pessoas que sofrem de insônia percebem uma melhora significativa no quadro depois de meditarem.

O sono é importante para garantir inúmeras funções vitais do organismo, além de ter efeito direto na parte cognitiva, na concentração e na memória. Quando há um desequilíbrio, todo o corpo é impactado.

Agora que você já viu todas as vantagens de meditar, comece a praticar. Para tanto, é preciso estar em uma posição confortável, prestar atenção em sua respiração e esvaziar a mente. Existem métodos diferentes — e um deles é a meditação guiada, facilmente encontrada em canais do YouTube. Outra maneira é entoando um mantra até entrar em estado de relaxamento.

Gostou de saber mais sobre as novidades da meditação? Então, siga-nos nas redes sociais (Facebook e Instagram) para ficar por dentro das novidades!