O verão está chegando e, com ele, muitas expectativas. Já é possível sentir o sol em nossa pele e, se tentarmos bastante, conseguimos até mesmo sentir o cheiro do mar, o sabor do sorvete e o prazer de um merecido descanso.
Mas, calma aí! Além de falarmos sobre as partes boas do verão, que terá início no dia 21 de dezembro, precisamos abordar os seus perigos, para que possamos curtir as férias em segurança e com maior tranquilidade.
Continue a leitura para conhecer as doenças do verão e saiba como você pode lidar com esses problemas e, principalmente, evitá-los ao longo dessa linda e esperada estação. Vamos lá!
Por que há problemas específicos no verão?
O verão é uma época repleta de particularidades. Nele, as temperaturas sobem e as pessoas se expõem a situações que, normalmente, não fazem parte do dia a dia, como a ida a praias, piscinas e um maior tempo de exposição ao sol. Assim, questões como a saúde da pele e a baixa imunidade — além de várias outras — podem surgir, necessitando uma atenção especial. No entanto, vale a pena lembrar que nem sempre o sol é um vilão — ele pode ajudar a reduzir os sintomas da psoríase, por exemplo.
Quais são as principais doenças do verão?
Confira algumas das principais doenças do verão!
1. Desidratação
Durante o verão, é comum que a gente transpire bastante e, com isso, perca água. Esse elemento é fundamental para que o nosso corpo funcione e, por isso, precisa ser reposto senão vamos ficar desidratados. Alguns dos principais sintomas da desidratação são dores de cabeça, sonolência, falta de energia e urina mais escura do que o normal.
2. Dengue
O verão também é a época da dengue voltar com força total, pois corresponde ao período de reprodução dos mosquitos Aedes aegypti. Como sintomas da dengue, temos febre, dores musculares, manchas avermelhadas pelo corpo e fraqueza.
3. Micose
Micose é um nome genérico dado aos problemas causados por fungos. Esses seres adoram umidade e se proliferam em regiões como a pele ou as mucosas. Por isso, uma das micoses mais comuns no verão é a candidíase, que atinge as genitais. Sintomas de micose incluem coceira e, quando na pele, a presença de manchas brancas na área afetada.
4. Insolação
Insolação é o nome dado a um processo no qual a temperatura do corpo aumenta bastante, fazendo com que processos naturais do organismo sejam interrompidos. Os sintomas da insolação são: dores de cabeça, fraqueza, náusea e, até mesmo, desmaios, em situações mais graves.
5. Intoxicação alimentar
Essa não é uma doença específica do verão, mas sim uma que é bastante comum nessa época. É bem prevalente após a ingestão de frutos do mar ou alimentos que estragam facilmente no calor e não são colocados adequadamente na geladeira. Os sintomas desse problema são náuseas, vômitos e diarreia.
6. Otite
A otite também pode acontecer em qualquer época do ano, mas é bem frequente no verão graças à incidência de acidentes nos quais a água entra no ouvido das pessoas, gerando uma infecção. Na otite, os sintomas mais frequentes são dores fortes na região do ouvido, seguida ou não de secreção.
7. Conjuntivite
O contato dos olhos com agentes, como a água do mar ou da piscina (rica em cloro), pode fazer com que a conjuntiva — membrana que recobre os olhos — fique inflamada. Nesse caso, os sintomas são vermelhidão nos olhos, coceira, ardência e a presença de secreção esverdeada.
8. Queimaduras
Por fim, as queimaduras também são um problema frequente no verão. Elas podem ser leves ou mais graves, a depender do tom da pele da pessoa e da quantidade de tempo que ela passou no sol. Os sintomas da queimadura são vermelhidão e dor no local afetado, sendo facilmente identificados.
Como evitar esses problemas de saúde e curtir o sol com segurança?
Agora, veja algumas dicas indispensáveis para garantir a sua saúde no verão!
Tome bastante água
O primeiro grande passo para evitar problemas na época de maiores temperaturas é tomar bastante água. Assim, você mantém o seu corpo devidamente hidratado e repõe toda a perda hídrica que está acontecendo pelo suor. Lembrando que a melhor dica é sempre beber água ao longo de todo o dia, para otimizar a absorção. Então, evite tomar um grande volume de uma só vez e prefira pequenos goles espaçados.
Evite os horários de pico do sol
Os horários de pico do sol são aqueles que ficam no período entre as 10h e 16h. Prefira tomar sol antes ou depois desses horários e, caso não possa evitar, capriche no uso de recursos, como roupas leves, chapéus e, claro, o guarda-sol. Assim, você garante mais proteção!
Faça refeições leves
A nutrição não pode ser esquecida durante o verão. No entanto, aqui, a dica é investir em refeições mais leves. Fazer isso não é nenhum grande segredo! Prefira pratos com digestão mais fácil, como legumes, frutas e verduras. Capriche nas fibras e coma proteínas magras, caso opte pelos ingredientes de origem animal.
Troque as roupas com frequência
Além de usar roupas leves e confortáveis, é muito importante que você foque na troca das peças que está usando. Deu aquele mergulho? Aproveite para trocar a sunga ou biquíni, assim que for possível. Não fique longos períodos com a roupa molhada no corpo.
Capriche no protetor solar
O protetor solar vai ser o seu melhor amigo durante o verão, prevenindo problemas que vão desde leves queimaduras ou o aumento da tendência de surgimento de marcas de expressão até o desenvolvimento do câncer de pele. E não se esqueça de sempre reaplicá-lo! Para saber a frequência perfeita, dê uma lida na embalagem do produto que você comprou.
Como podemos ver, é comum a ocorrência de muitas doenças do verão! No entanto, também é muito fácil preveni-las, desde que a gente tome alguns cuidados simples nessa estação. Em caso de dúvidas ou sintomas, busque sempre apoio médico!
Aproveite e siga a gente em nossas mídias sociais! Assim, você se informa sobre as novidades publicadas aqui no blog. É possível nos encontrar no Facebook, Instagram e YouTube. Nos vemos por lá!