O verão está quase aí e, agora, o papo não é outro senão a busca por dicas para emagrecer nesse período. Afinal, todos querem um corpo mais enxuto para exibir nas praias e piscinas. Mas, calma aí: há muito o que se falar sobre isso.
O processo de emagrecimento deve ser algo progressivo e feito com saúde, tanto física quanto mental. Então, pensando nisso, preparamos algumas dicas para ajudar você em todos os sentidos.
Continue a leitura e saiba como emagrecer no verão de forma saudável, duradoura e, principalmente, prazerosa. Você não precisa se punir por isso, mas sim aproveitar a jornada e se conhecer melhor. Vamos lá?
O que é o processo de emagrecimento?
O processo de emagrecimento é algo que acontece quando reduzimos o número de calorias ingeridas ao longo do dia, fazendo com que o nosso gasto calórico seja maior do que o consumo.
Quais devem ser as motivações para perder peso?
Uma das principais motivações das pessoas para perder peso é a questão estética. E está tudo bem! Não há nada de errado com querer mudanças no corpo, desde que elas sejam acompanhadas de outros objetivos.
A saúde também deve ser um foco de quem começa a batalhar para emagrecer. Afinal, a gordura em excesso é um fator de predisposição para o surgimento de doenças cardiovasculares, ósseas e metabólicas, como a diabetes.
Mas lembrando que estar em um peso saudável e estar magro nem sempre significam a mesma coisa. Por isso, é essencial também cuidar da saúde mental em todo esse processo. A nossa autoestima vai muito além do nosso corpo!
Por que fazer dietas restritivas não é a melhor ideia para emagrecer?
Quando fazemos dietas muito restritivas, até emagrecemos. É natural, pois entramos naquele déficit calórico, mencionado anteriormente. No entanto, isso não é algo que dura para sempre e é por isso que muita gente entra no chamado “efeito sanfona”: emagrece, engorda, emagrece, engorda…
Mas por que isso acontece?
O nosso corpo é uma máquina perfeita, que funciona à base de… comida! Ele quebra todos os nossos alimentos em carboidratos, gorduras e proteínas, compostos que são utilizados para a produção da energia que nos mantém vivos.
Quando comemos calorias em excesso, ela é estocada na forma de açúcar (carboidratos) e, depois, de gorduras (lipídios). Essa também é a ordem em que a energia é utilizada — primeiro os açúcares, depois as gorduras.
Quando diminuímos as calorias de forma muito abrupta — ou seja, do nada —, o nosso corpo entende que estamos passando por um período complicado. Assim, ele começa a utilizar as reservas de energia para se manter vivo e emagrecemos.
No entanto, isso cria uma memória em nossas células. E, assim que comemos alguma coisa, o organismo estoca tudo em forma de gordura, já que essa é uma reserva mais duradoura para os momentos difíceis.
Então, quando fazemos dietas muito restritivas, deixamos o nosso corpo “traumatizado” e pronto para guardar energia para a próxima vez em que a comida parar de entrar no organismo. Isso faz com que engordar de novo seja muito mais fácil.
Sendo assim, a melhor pedida é sempre emagrecer aos poucos, com uma dieta saudável e com a diminuição gradual de calorias. Nada melhor do que contar com um nutricionista para ajudá-lo nesse processo!
E, vamos ser sinceros, né? Você não chegou ao corpo em que está hoje do dia para a noite. Tudo isso foi parte de um processo, assim como deve ser o caminho contrário. Tudo a seu tempo!
Então, nada de querer perder todos os quilos que ganhou nos últimos anos em apenas um mês. Isso não faz bem! Ao invés disso, comece a sua mudança hoje mesmo. E, aí, você estará muito mais perto dos seus objetivos dentro de um ano. Cada dia perdido é um dia em que você fica mais longe do que quer conquistar.
Como emagrecer no verão de forma saudável?
Agora, é hora de a gente conversar sobre dicas para otimizar o seu processo de emagrecimento no verão e ao longo de todo o ano. Vamos lá?
1. Defina metas diárias
Um dia de cada vez é um ótimo lema para o emagrecimento no verão! Com isso, você consegue ir devagar e comemorar as pequenas conquistas do dia a dia.
2. Reduza o consumo de sal
O sal é um alimento que não engorda, mas que ajuda na retenção de líquido. Então, tempere seus alimentos com outros tipos de temperos para trazer sabor e reduza um pouco a quantidade do sal.
3. Beba bastante água
A água ajuda muito no processo de emagrecimento, fazendo com que o seu corpo funcione melhor e permitindo que a saciedade seja alcançada mais rapidamente. Tome pequenos goles ao longo do dia e veja a mágica acontecer!
4. Observe a quantidade de alimentos
Não é necessário parar de comer para emagrecer, mas sim reduzir a quantidade de alguns alimentos, em especial os que são mais calóricos.
5. Faça trocas inteligentes
Outra dica é fazer trocas inteligentes. Por exemplo: trocar o pão normal pelo integral, os chocolates ao leite pelos meio amargos, alguns doces pelas frutas, etc.
6. Foque em alimentos que trazem saciedade
Caprichar nos alimentos que tiram a fome é outra boa pedida. Consuma bastante vegetais (especialmente crus!), fibras e outros tipos de ingredientes que forem sugeridos pelo profissional responsável pela sua dieta.
7. Controle a ansiedade
Nem sempre é fácil, mas buscar estratégias para ocupar a mente e manter a ansiedade sob controle é uma ótima dica para evitar o consumo compulsivo de alimentos. Nesse caso, a terapia pode ajudar muito.
8. Pratique exercícios físicos regulares
Outra prática que ajuda bastante na hora de controlar a ansiedade é a prática de atividades físicas. E elas também são essenciais para o emagrecimento, ajudando no fortalecimento dos músculos e na queima de calorias.
9. Coma várias vezes ao dia
Por fim, nada de fazer poucas refeições ao longo do dia. Isso vai fazer com que o seu metabolismo fique devagar! Coma várias vezes, mas em porções menores.
Gostou de conhecer essas dicas para emagrecer no verão? A gente espera que sim! Agora, não deixe de contar com um bom nutricionista para guiá-lo nesse caminho e tenha a certeza de que a sua revolução começa hoje mesmo!
Se tiver interesse em buscar profissionais de alta qualificação em Ipatinga (MG), confira o corpo clínico da Integrative e agende a sua consulta!