7 dicas de como higienizar alimentos e garantir sua saúde!

Na escolinha, aprendemos que é importante fazer uma boa higienização dos alimentos para garantir a nossa saúde. No entanto, para boa parte das pessoas, isso fica por ali e não se torna um hábito levado para o dia a dia. Será que tem problema?

 

A resposta é: sim! Há uma razão pela qual isso nos é ensinado tão cedo em nossas vidas. Higienizar alimentos que vamos consumir ajuda na prevenção de doenças e faz com que a nossa qualidade de vida seja melhorada.

 

E então, como fazer essa limpeza? Continue a leitura e confira as vantagens de fazer uma boa higienização dos alimentos, além de verificar dicas de como fazê-la da melhor forma possível. Vamos lá!

 

Por que fazer a higienização dos alimentos?

 

Do momento da colheita até chegar a sua mesa, os alimentos percorrem um longo caminho. Isso envolve armazenamento, chegada a vários centros de distribuição, alocação em caixas, remoção em caminhões e muito mais. É um processo que muitas vezes, não nos damos conta do que acontece. Isso significa que ele também está exposto a uma série de situações não tão benéficas assim. Isso envolve o contato com microrganismos, como é o caso de bactérias e fungos, além de possivelmente vírus e parasitas.

 

Sem contar que, ainda, há a exposição dos produtos aos agrotóxicos. Ainda que nem sempre seja possível remover todos os compostos — como é o caso dos que penetram nas raízes das plantas —, há uma parcela que pode ser eliminada com uma higienização bem-feita. Ou seja: precisamos nos livrar de tudo isso! Então, nada de deixar a higienização restrita aos períodos de covid-19, no qual limpávamos tudo compulsivamente para evitar o contato com a doença, ok? Isso se mantém para sempre, sendo um hábito saudável.

 

Com a higienização dos alimentos, você consegue evitar problemas como a esquistossomose e outros problemas, que podem potencialmente causar intoxicações alimentares ou, até mesmo, trazer parasitas para o nosso corpo. Sendo assim, limpar as comidas que são compradas por você não é brincadeira. Continue a leitura e confira, a seguir, algumas dicas para fazer isso da melhor forma possível!

 

Como higienizar alimentos da forma correta?

 

Agora, veja algumas dicas para limpar os seus alimentos da forma correta!

 

1. Comece pela hora da compra

 

O primeiro ato de cuidado com a higienização começa logo na hora da compra. Quando for ao supermercado, feira ou hortifrúti, evite levar para casa alimentos que já estejam meio “passados”, a menos que vá consumi-los rapidamente. A ideia é trazer sempre produtos frescos, que estejam em um ponto de maturação adequado para você. Por exemplo: tem uma família pequena? Pegue alguns tomates verdes e outros mais maduros. Assim, você evita desperdício e economiza uma boa grana!

 

2. Lave os produtos em água corrente

 

Chegando em casa, é hora de começar a higienizar os produtos que comprou. O primeiro passo dessa limpeza é fazer a lavagem em água corrente, na pia mesmo. Se você achar necessário, pode usar uma peneira para ajudar no processo. Enquanto lavar, aproveite para esfregar as cascas com uma escovinha ou até mesmo com as mãos, aplicando uma certa força. Assim, você tira as impurezas e faz com que o produto esteja quase pronto para ser consumido.

 

3. Deixe os ingredientes de molho

 

Esse passo não é obrigatório, mas é interessante fazê-lo, se você puder. A hora de deixar tudo de molho ajuda que impurezas mais profundas sejam removidas com o contato frequente com a água. Lembrando que isso só é válido para ingredientes com casca mais dura, ok?

 

Outra dica é fazer uso de uma solução de 1% ou 2,5% de hipoclorito de sódio. Ele está presente na água sanitária ou em soluções específicas para a higienização de alimentos. No caso da solução a 1%, use duas colheres de sopa para cada litro de água. Caso tenha a de 2,5%, pode usar uma colher só.

 

4. Faça a secagem

 

O próximo passo é fazer a secagem dos ingredientes. Após deixá-los de molho por cerca de meia hora, pode retirá-los do descanso e começar a secá-los. Isso pode ser feito com um pano limpo ou, ainda, com um aparelhinho específico. O secador de salada é um ótimo aliado. Com ele, você gira a manivela e remove a água em excesso das folhas e outros vegetais, ajudando na drenagem desse líquido. Mas não se preocupe caso não tenha um desses em casa. O paninho funciona super bem!

 

5. Remova o que não puder ser consumido

 

Esse passo pode ser feito antes de toda a limpeza ou depois. Não importa. A dica é remover tudo o que não pode ser consumido, como folhas que estão amareladas, pedaços estragados dos ingredientes e por aí vai. Com isso, você não só aumenta a durabilidade do alimento — evitando que a parte estragada “contamine” as que ainda estão boas, em alguns casos —, mas também garante mais saúde e bem-estar para toda a sua família.

 

6. Armazene de forma adequada

 

Por fim, é hora de armazenar os seus alimentos. Cada produto tem um tipo certo de cuidado a ser tomado, seja ao guardá-lo na geladeira, em folhas de papel toalha ou na fruteira da sua cozinha. Não sabe por onde começar? Confira essa postagem do Ministério da Saúde, que traz uma grande variedade de dicas de armazenamento para alguns dos principais alimentos consumidos pelos brasileiros.

 

7. Tenha uma ordem lógica para consumo

 

Após tudo isso, é hora de consumir os seus alimentos! A dica é sempre começar pelos produtos que já mostram algum sinal de começar a estragar ou simplesmente pelos que estão mais maduros. Caso você queira preservá-los por mais tempo, utilize a geladeira. E, se ver que não vai dar conta de comê-los antes de que estraguem, busque formas de fazer o congelamento e evitar o desperdício. Além disso, veja isso como uma chance de fazer novos pratos e descobrir novas formas de consumir os ingredientes!

 

Gostou de saber mais sobre como higienizar alimentos? Agora, é hora de implementar essas medidas em seu dia a dia e fazer com que se tornem um hábito.

 

Tire suas dúvidas pelo Whatsapp

close-link
Olá! Tire suas dúvidas pelo WhatsApp!