Ah, a rinite! Quem convive com esse problema, sabe: ele é bem desagradável. E, muitas vezes, as pessoas que sofrem com ela, sofrem caladas, sem buscar ajuda pois acreditam que não há solução para o caso. Mas peraí! Você sabia que há como tratar rinite?
Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 30% e 40% da população global sofre com a rinite. Apesar de ser um contexto desafiador, o tratamento da rinite é perfeitamente possível. Com ele, os pacientes voltam a ter qualidade de vida e relatam uma redução considerável dos sintomas incômodos desse problema.
E então, quer saber como tratar rinite? Continue a leitura e saiba mais sobre esse problema — incluindo os seus tipos e sintomas — e descubra quais são os tratamentos mais eficientes!
O que é a rinite?
Rinite é o nome dado à inflamação que afeta a mucosa (revestimento interno) do nariz.
Quais são os tipos de rinite?
A rinite pode ser dividida em vários tipos, como:
- infecciosa: originada a partir de agentes virais, bacterianos ou fúngicos;
- vasomotora: causada por alterações na temperatura;
- alérgica: uma das mais comuns, gerada por problemas com alergia.
Além disso, ela pode ser classificada em crônica — quando tem duração superior a algumas semanas e não tem cura — ou aguda, quando é decorrente de alguma outra doença.
E os sintomas?
Os sintomas mais frequentes da rinite são:
- coriza (nariz escorrendo);
- sensação de queimação no nariz;
- nariz entupido;
- perda de olfato;
- coceira na região nasal ou dos olhos;
- espirros constantes.
Como é feito o diagnóstico da rinite?
O diagnóstico da rinite é feito, muitas vezes, com base nos sintomas e na avaliação da mucosa nasal, feita no próprio consultório. Casos mais específicos podem exigir exames de imagem e até mesmo citologias, que avaliam as células presentes na mucosa.
Como tratar a rinite e aliviar os seus sintomas?
Agora, o momento pelo qual você estava esperando! Vamos falar sobre os tratamentos da rinite. Embora não tenha cura, esse problema pode — e deve! — ser tratado. Assim, os sintomas podem ser reduzidos de forma bem eficiente. Confira algumas dicas a seguir!
Conheça a causa das suas crises e as elimine do dia a dia
O primeiro passo para um tratamento adequado da rinite envolve a identificação das causas das crises. A partir daí, você precisa eliminá-las o máximo possível do cotidiano, fazendo com que as outras estratégias aplicadas funcionem bem melhor!
Use anti-histamínicos
Os anti-histamínicos são remédios conhecidos popularmente como “antialérgicos”. Eles ajudam no controle das crises e devem ser utilizados sob prescrição e orientação médica. Além disso, são recomendados apenas quando entramos em contato com o agente causador das crises.
Faça uso de chás
O uso de alguns chás pode ajudar na redução dos sintomas. Eles também são bons para otimizar a imunidade, como é o caso da combinação entre gengibre, alho e limão. No entanto, sempre converse com o seu médico antes de iniciar esse tipo de estratégia, ok?
Busque um profissional da área para um bom acompanhamento
Por fim, o ideal é buscar uma equipe qualificada para lidar com o seu problema, prestando o acompanhamento necessário para que você possa se sentir bem! Invista, por exemplo, em profissionais que tenham uma visão integrativa sobre a saúde e, consequentemente, estejam ligados nas principais tendências de tratamento para a rinite em todo o mundo.
Gostou de saber como tratar rinite e de conhecer mais sobre esse problema? Esperamos que sim! Agora, é hora de correr atrás de um bom acompanhamento e de um diagnóstico preciso. Revolucione a sua própria saúde!
Antes de ir, aproveite e confira as páginas da Integrative nas redes sociais. Você pode nos encontrar no Facebook, no YouTube e no Instagram e ficar sempre por dentro das nossas dicas e novidades. Até a próxima!