Os neurônios são unidade-base do sistema nervoso, que envolve o cérebro e a medula espinhal. Não há reprodução e, por isso, quando morrem, não são substituídos. As doenças neurodegenerativas, portanto, são incuráveis e debilitantes, prejudicando a mobilidade e as funções mentais.
O Alzheimer, Parkinson, e Huntington são alguns dos exemplos de problemas causados em função dessas doenças. São enfermidades que ainda não podem ser curadas e causam degeneração progressiva e agravamento dos sintomas, interferindo na qualidade de vida dos portadores.
Você quer entender melhor sobre as doenças neurodegenerativas? Continue a leitura deste artigo e entenda as principais delas, os sinais iniciais e sintomas. Confira a seguir!
Principais doenças neurodegenerativas
Alzheimer
A doença se inicia quando algumas proteínas começam a ser processadas com erro do sistema nervoso central. Fragmentos de proteínas tóxicas ocupam neurônios e os espaços entre eles, causando a perda em regiões cerebrais, como o hipocampo e o córtex cerebral.
É uma enfermidade neurodegenerativa progressiva que causa deterioração da memória, cognitiva e comprometimento das atividades cotidianas. As regiões cerebrais afetadas são fundamentais para controlar a memória, a linguagem, o raciocínio e o pensamento abstrato.
Entre os principais sintomas estão:
- perda de memória recente;
- repetição de perguntas;
- lentidão para acompanhar pensamentos complexos;
- dificuldade para lembrar palavras durante uma fala;
- interpretação errada de estímulos visuais ou auditivos;
- mudança de comportamento.
Parkinson
A dopamina ajuda o cérebro a controlar os movimentos musculares e na doença de Parkinson as células nervosas destroem a substância. Isso impede que as mensagens sejam enviadas corretamente e causa perda da função muscular progressivamente.
Os sintomas mais comuns são:
- rigidez muscular;
- movimentos lentos;
- tremores;
- passos mais curtos;
- menos movimento dos braços ao andar;
- inclinação do corpo para frente;
- dificuldade de engolir.
Esclerose múltipla (EM)
Uma doença que afeta os nervos ópticos, a medula espinhal e o cérebro e ocorre porque o sistema imunológico confunde células saudáveis com intrusas e acaba as atacando. Isso provoca lesões, resultando na deterioração dos nervos em um processo irreversível.
Os sintomas incluem:
- fadiga;
- perda de força;
- formigamento;
- desequilíbrio do corpo;
- dores crônicas;
- espasmos musculares;
- dificuldades cognitivas;
- falta de coordenação motora.
- problemas para se movimentar.
Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)
A doença ataca o sistema nervoso de forma progressiva e degenerativa, causando paralisia motora irreversível. Não há cura e com o agravamento da doença o paciente perde a capacidade funcional de cuidar de si mesmo. O que ocorre é a morte dos neurônios e, por isso, a incapacidade de comunicação com os músculos.
São vários sintomas, entre eles:
- perda da coordenação muscular;
- fraqueza;
- engasgar com facilidade;
- cãibras e contrações musculares;
- cabeça caída;
- dificuldade de respirar e engolir;
- alteração na voz.
Huntington (DH)
É uma enfermidade hereditária que ocasiona em uma degeneração progressiva nas células nervosas cerebrais. É causada por uma deformidade genética no gene do cromossomo 4 que afeta na capacidade cognitiva, motora e emocional.
Os principais sintomas são:
- movimentos involuntários;
- rigidez ou contração muscular;
- dificuldade de equilíbrio;
- impulsividade;
- lentidão de pensamento;
- dificuldade de guardar novas informações;
- irritabilidade;
- apatia;
- fadiga.
Embora as doenças neurodegenerativas não tenham cura, o diagnóstico precoce é de extrema importância. Quanto mais cedo forem detectadas, melhor é a atuação do tratamento medicamentoso e outras terapias que vão proporcionar qualidade de vida ao paciente.
Procure manter hábitos saudáveis, dormir bem, se alimentar de forma equilibrada, praticar atividades físicas e estimular o cérebro com atividades constantes. Além disso, vá ao médico com regularidade e realize check-up anual. Assim, se houver algum indício que possa ser indicativo de doenças neurodegenerativas ficará mais fácil diagnosticar.
Viu como é importante se cuidar e estar atento ao corpo e à mente? Aproveite e assine a nossa newsletter e fique por dentro de assuntos que vão ajudar na sua busca por saúde física e mental.