Encontre o equilíbrio: saiba como cuidar da mente e do corpo

Se a palavra “saúde” significa completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de enfermidades – definição da Organização Mundial de Saúde – já se perguntou como cuidar da mente e do corpo? Procurar respostas para esse questionamento já pode representar um passo importante para adquirir um estilo de vida mais harmônico e saudável.

A mente e o corpo fazem parte de uma unidade que exige práticas para o seu perfeito funcionamento. Estamos falando não só de uma dieta equilibrada ou de exercícios físicos, mas também de hábitos que estimulem as suas atividades cognitivas e melhorem a sua sintonia com as pessoas ao redor.

Afinal, uma simples notícia boa afeta significativamente o estado do seu corpo, provocando a liberação de hormônios/ neurotransmissores que geram bem-estar. Saber como equilibrar a mente e o corpo vai tornar o seu dia a dia muito mais leve e a sua saúde muito melhor. Neste artigo, vamos apresentar como cuidar da mente e do corpo. Boa leitura!

Mantenha o seu corpo ativo

Inserir atividades físicas na rotina não significa necessariamente se matricular em um academia ou comprar equipamentos funcionais. Começar com uma caminhada no seu bairro ou a prática de exercícios mais leves com o peso do próprio corpo pode gerar mudanças extremamente benéficas a longo prazo. Comece pelo pouco!

O importante é combater o sedentarismo e manter o corpo em movimento. Isso porque continuar com hábitos sedentários e permanecer com o corpo parado pode afeta o seu humor, causar danos à sua memória, prejudicar as suas noites de sono e a sua capacidade de raciocínio. Além disso, não se esqueça de manter uma dieta balanceada, rica em minerais e vitaminas fundamentais para o organismo.

Invista na meditação como refúgio

Em meio a uma sociedade marcada pelo imediatismo e pelas relações tecnológicas, problemas como ansiedade e agitação podem acabar prejudicando os seus compromissos e até a qualidade da sua alimentação. A meditação é uma excelente prática para combater hábitos ruins como esses.

Embora a meditação não esteja na rotina de vários brasileiros, ela pode começar a ser encarada como uma atividade importante para aliviar o estresse do dia a dia e aumentar a sua capacidade de concentração.

Faça avaliações médicas

Ir ao médico com frequência é uma das práticas essenciais para manter a saúde do corpo e da mente. A consulta médica deve ser feita não só quando algum desequilíbrio vem a ocorrer, mas deve ser um compromisso para a garantia de bem-estar e saúde para a sua vida.

Nesse sentido, é importante frequentar clínicas que pensem na saúde como um todo, pois uma doença pode não estar ligada a uma determinada região do corpo onde o sintoma aparece. Essa abordagem é fundamental para que o paciente tente tratar e prevenir o surgimento de doenças com mais segurança e consiga ter a sua individualidade respeitada.

Agora que você já sabe como cuidar da mente e do corpo, invista hoje mesmo nas melhores práticas para manter a sua saúde em dia. Buscar mais equilíbrio e saúde é o meio perfeito para uma vida mais longa feliz.

Você já conhece a Integrative? O nosso foco é assegurar a saúde e a qualidade de vida do paciente. Entre em contato conosco e conheça mais sobre a saúde integrativa.