Você conhece os principais mitos sobre o colesterol? Veja aqui

Conforme um levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, 67% dos entrevistados não sabem a sua taxa de colesterol, que muitas vezes é associado com determinado problema na saúde ou até mesmo com o risco iminente de um infarto. No entanto, vale também destacar que o organismo humano necessita da gordura para completar todas as suas funções, ou seja, existem mitos sobre o colesterol que merecem ser desconstruídos.

Com o objetivo de conscientizá-lo sobre o que é bom ou não para uma saúde plena e integrativa, elaboramos este post para desmistificar de vez o assunto. Quer quebrar falsas crenças? Então continue lendo!

 

Descubra o que é o colesterol

 

O colesterol é uma gordura natural existente no organismo. Presente em vários órgãos, como pele, cérebro, coração, intestino, músculos, entre outros, ele é dividido em dois tipos: o LDL e o HLD. O primeiro é o “ruim” e se concentra nas artérias, obstruindo os vasos sanguíneos. Ele é produzido no fígado, sendo transportado para o resto do corpo, ou seja, afeta negativamente o funcionamento orgânico.

Já o HDL é o chamado “colesterol bom”, responsável pela remoção dos excessos que se instalam nas artérias. Como você percebeu acima, nem sempre o colesterol é o vilão da história. Assim, as gorduras do bem podem, sim, fazer parte do seu cardápio. Claro, sempre com moderação.

 

Conheça os principais mitos sobre o colesterol

 

O colesterol se transformou em uma verdadeira fake news pelo fato de muita gente divulgar informações erradas sobre as reais funções dos diferentes tipos de gorduras existentes no corpo humano. Veja agora o que é mito ou verdade sobre o assunto.

 

Pessoas magras não tem colesterol alto

 

Mito. A associação de obesidade com hipercolesterolemia é bem comum na sociedade, mas nem sempre é uma afirmação correta. Pessoas magras também contam com o problema em razão da má alimentação ou por conta do consumo exagerado de produtos industrializados.

Além disso, existem outros fatores distantes do excesso de peso que podem aumentar o colesterol, como diabetes, hipotireoidismo etc.

 

Colesterol alto tem influência genética

 

Trata-se de um dado que depende de algumas variáveis. Isso porque o colesterol ruim frequentemente é causado por maus hábitos, como o consumo exagerado de bacon, torresmo, manteiga, salsicha, salame, creme de leite etc. No entanto, existe a pré-disposição genética.

Dessa maneira, pessoas que têm casos de colesterol alto na família devem ficar ainda mais atentas, sempre investindo na qualidade de vida e equilíbrio nas atitudes diante da vida.

 

Altas taxas de colesterol têm sintomas

 

Mito. Quem sofre de colesterol alto não apresenta sintomas pelo fato de ser uma doença silenciosa. Isso só acontece quando determinado problema cardiovascular já está desenvolvido no organismo. Por isso, sempre é indicado um check-up anual com o seu médico de confiança.

 

Comer ovo aumenta o colesterol

 

Mito. O ovo é um alimento altamente nutritivo que deve constar em uma dieta balanceada. Trata-se de uma fonte de proteína, contendo vitaminas A, B2, B5, B6 e B12, além de ferro, zinco, cálcio, entre outros minerais e nutrientes.

No entanto, o consumo de ovo deve ser sempre equilibrado. O ideal é uma unidade por dia. A mesma dica vale para outros alimentos que possuem “colesterol bom”, como castanhas, abacate, nozes e amêndoas.

 

Atividade física ajuda no controle do colesterol

 

Verdade. As atividades físicas fazem parte de uma rotina saudável. Elas aceleram o metabolismo, reduzem o peso, aumentam a disposição e ainda equilibram as taxas de colesterol, principalmente os aeróbicos, como natação, caminhada, corrida e bicicleta.

Agora que você ficou melhor informado em relação aos mitos sobre o colesterol, não deixe de sempre investir em sua saúde integrativa, buscando sempre o equilíbrio para manter a harmonia em sua vida.

E aí, gostou do nosso post? Então compartilhe agora mesmo em suas mídias sociais e leve conteúdo de qualidade para os seus amigos e familiares! 

E para conhecer mais os serviços oferecidos pela Clínica Integrative, CLIQUE AQUI.

 

Tire suas dúvidas pelo Whatsapp

close-link
Olá! Tire suas dúvidas pelo WhatsApp!