Os avanços tecnológicos em diversos setores trazem inúmeros benefícios para toda a humanidade. Pensando nisso, você sabe qual é a relação entre Telemedicina e saúde? Essa questão pode surpreender!
Desde os anos 50, essa área ganha destaque por facilitar o trabalho dos médicos e o acesso à população. Essa tendência é cada vez maior, já que a tecnologia possibilita mais integração entre profissionais e pacientes. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e confira!
O que é a Telemedicina?
A Telemedicina nada mais é do que a assistência médica (e tudo que é relacionado) de maneira remota, no entanto, é necessário que o primeiro contato do paciente seja pessoalmente. Por meio de equipamentos, como tablet, computador e smartphone conectados à internet, o profissional realiza parte do trabalho à distância. Por exemplo, um laudo enviado diretamente do laboratório para o médico ou, então, uma conferência entre profissionais para discutir um diagnóstico são situações consideradas Telemedicina.
Quais são as vertentes da Telemedicina?
Existem diversas maneiras de se trabalhar com a Telemedicina que são alocadas em alguns ramos. A seguir, confira quais são e o tipo de serviço que é possível fazer por meio deles.
Teleassistência
Nesse caso, o paciente é monitorado em sua casa ou centro clínico pelo seu médico por meio da comunicação à distância com os profissionais que cuidam dele. Com equipamentos ligados à internet, é possível obter informações importantes sobre o quadro e a saúde do indivíduo.
Teleconsulta
Na teleconsulta se encaixam tanto a troca de informações entre profissionais — a situação de um paciente, o diagnóstico e a prescrição de medicamento, por exemplo — quanto o atendimento direto do médico ao paciente. No entanto, essa última modalidade ainda não é permitida no Brasil.
Teleducação
Por meio de videoconferência, aulas, palestras e e-learning, os profissionais de saúde se atualizam sobre os mais diversos temas relacionados à medicina. É uma maneira eficaz de estudo e informação.
Emissão de laudos à distância
Esse é o ramo mais comum no país, e começou a ser feito nos anos 90. O paciente realiza um exame e o laboratório envia pela internet para um especialista de qualquer lugar do mundo elaborar o laudo.
Quais as vantagens da Telemedicina?
A Telemedicina tem vantagens para o médico e o paciente, já que facilita essa interação e proporciona um maior acesso aos recursos. O profissional consegue mais informações para dar o diagnóstico e a prescrição e o indivíduo tem um atendimento mais completo. Além disso, ela:
- permite o serviço médico às comunidades distantes;
- maior agilidade no atendimento;
- atualização dos estudos a distância;
- redução do tempo e dos custos operacionais.
Afinal, qual é a relação entre Telemedicina e saúde?
Podemos dizer que a Telemedicina veio para facilitar o acesso à saúde de qualidade. Ela possibilita o aperfeiçoamento dos profissionais, além de um diagnóstico e prescrição mais precisos. Com isso, o paciente recebe o atendimento necessário com médicos especializados em qualquer lugar do mundo.
A Telemedicina e a saúde andam de mãos dadas, pois a primeira é uma ferramenta importante para médicos e pacientes. A tecnologia à favor da medicina está em constante evolução e essa é mais uma delas.
Quer saber das nossas novidades em tempo real? Nos siga nas redes sociais e veja tudo no seu feed de notícias. Estamos no Facebook e no Instagram!