Como profissional da saúde, você sabe que existem vários tipos de pacientes, certo? Há aqueles tranquilos, mas também os que são mais difíceis de lidar. É preciso ter inteligência emocional para contornar a situação da melhor forma possível, afinal o seu objetivo é oferecer o melhor atendimento a eles.
Investir na boa experiência do paciente na clínica ou no consultório o ajudará a ter mais credibilidade em seu segmento e, consequentemente, atrair pessoas interessadas nos serviços prestados. A prova social é uma das melhores estratégias de marketing médico, porém isso só é possível se o paciente estiver satisfeito com o atendimento.
Mas como não perder a linha e atender bem até as pessoas mais irritadas? É isso que vamos explicar a você no conteúdo abaixo. Continue a leitura e veja as melhores formas de agir em várias situações.
1. Sabe tudo
Algumas pessoas, antes de procurarem ajuda profissional, consultam o “Dr. Google” para identificar a causa de seus sintomas. Com isso, chegam ao consultório já com o diagnóstico na ponta da língua, na certeza de que o médico vai concordar. Mas, em muitos casos, você sabe que a realidade é bem diferente.
Nesse momento, você deve mostrar ao paciente o motivo pelo qual as doenças listadas por ele não fazem sentido. Ao mesmo tempo, é preciso ser firme e demonstrar segurança em relação ao diagnóstico, explicando o quadro e os possíveis tratamentos em detalhes.
2. Fragilizado
Existem pacientes que são mais sensíveis ao diagnóstico das doenças — independentemente da gravidade do problema. Geralmente, eles ficam abatidos e com medo do que está por vir. Quando isso acontecer, você precisa ser empático e demonstrar compaixão com essa preocupação. Oferecer uma bebida fria ou quente para iniciar a conversa sobre o tratamento é uma ótima oportunidade de acalmar e ganhar a confiança da pessoa. Ouça tudo atentamente e mostre que o seu principal objetivo é ajudá-la.
3. Inseguro
A insegurança é uma das principais razões que levam a pessoa a desistir de procurar ajuda médica. Portanto, é muito importante saber lidar com esse tipo de paciente, mostrando a ele todas as opções de tratamento detalhadamente e quais medicamentos ele precisará tomar. Além disso, é necessário sanar todas as dúvidas apresentadas. Então, a paciência é uma característica que precisa fazer parte do seu dia a dia.
4. Contestador
O contestador é aquele paciente que questiona bastante. Ele costuma protestar em relação ao preço dos serviços, atendimento e tempo de espera, entre outras questões. Nesse momento, evite ficar na defensiva. O ideal é ouvi-lo com atenção e colher somente aquilo que realmente possa ser uma crítica construtiva. Caso a queixa seja válida, peça desculpas pelo ocorrido e, junto à sua equipe, evite que o contratempo se repita.
As pessoas são diferentes em seus gostos, costumes e valores, portanto é muito importante saber lidar com os diversos tipos de pacientes. Dessa maneira, é possível conquistá-los e melhorar o relacionamento entre vocês, tornando o atendimento ainda mais eficaz.
O que achou do nosso artigo? Quer compartilhar suas experiências ou ficou com alguma dúvida? Deixe tudo nos comentários!