Você sabe o que é saúde integrativa? Trata-se de uma linha crescente na medicina que une métodos tradicionais de tratamento com práticas integrativas.
Mas como isso pode ajudar um paciente? Qual acréscimo ela traz para a medicina tradicional? Como o médico realiza o atendimento?
Normalmente, quando um paciente procura por um médico, ele tem queixas sobre algum desconforto em determinada região do corpo ou não se sente muito bem. O procedimento adotado pela maioria dos profissionais da saúde é oferecer um tratamento curativo ou paliativo para o local onde o paciente sente dor, ao passo que, na saúde integrativa, é apresentada uma solução para a causa do problema, sendo realizadas avaliações que rastreiam o ponto causador do desequilíbrio, levando em consideração uma medicina moderna e eficaz. Esse é o grande diferencial!
A busca pela nova abordagem é constante, pois com o aumento de casos e estudos de pacientes que usaram a forma tradicional e práticas integrativas, nota-se uma diferença com maior bem-estar e melhora a longo prazo com a saúde integrativa. Vale ressaltar que a forma tradicional não perde sua eficácia e valor. A saúde integrativa veio para complementar, e não para dispensar as práticas tradicionais.
Neste artigo, vamos esclarecer algumas dúvidas que podem surgir sobre o que é saúde integrativa. Vamos lá?
O que é saúde integrativa?
A saúde integrativa procura integrar em um tratamento cuidados tanto com o corpo como com a mente. A ideia, assim, é justamente tratar o indivíduo como um todo.
Essa linha de trabalho permite buscar junto aos pacientes técnicas que lhe tragam um bem-estar que pode ser praticado por ele mesmo ou por um profissional especialista em terapias complementares.
A busca por essa visão mais humanizada vem dos próprios pacientes a partir dos resultados obtidos em atividades como meditação, hidroterapia, barra de access, e aromaterapia, entre outras.
Quais pacientes podem ser atendidos nesse estilo?
Todos os pacientes podem ser atendidos por médicos que seguem a linha da saúde integral.
Esse estilo permite que os médicos acompanhem os pacientes através das suas individualidades. Isso significa que nem sempre é necessário optar por medicamentos, especialmente quando os problemas podem ser resolvidos com uma mudança nos padrões para, então, mudar o estilo de vida. Esses novos hábitos acabam impactando diretamente na saúde e bem-estar.
Alguns quadros clínicos são reconhecidos por relatarem os benefícios de ter terapias alternativas aliadas com o tratamento médico tradicional. Podemos citar como exemplos:
- pessoas com problema de insônia;
- pessoas com ansiedade e/ou depressão;
- pessoas que têm pressão alta;
- pacientes com problemas emocionais em qualquer área da vida.
Como é o atendimento médico?
O atendimento médico voltado para a saúde integrativa exige que o profissional questione o paciente sobre sua vida, hábitos e rotina, sempre respeitando e procurando entender, sem criticar ou julgar. É uma forma de atendimento humano e que traz acolhimento.
Apesar de já estar em atividade no Brasil, a saúde integrativa é um campo não muito explorado pelos profissionais.
A saúde integrativa pode até ser conflitante para alguns médicos, que acreditam que é uma linha de ação que distância o paciente de profissionais da medicina tradicional. Mas, na realidade, trata-se de uma ampliação nas estratégias e ideias que esses profissionais podem utilizar.
Por ser uma vertente mais recente e não ser abordada em algumas faculdades de medicina, é preciso que esse profissional busque por especializações para trabalhar com qualidade de atendimento e manter a responsabilidade.
Quer saber um pouco mais sobre o que é saúde integrativa? Que tal visitar o nosso site!