O absenteísmo em clínicas gera diversos impactos negativos, desde a demora para o agendamento de consultas (filas de espera) até a perda de tempo por parte do profissional — que poderia atender outros pacientes. Como se não bastasse, o fluxo de caixa também sofre com essa questão, interferindo, assim, em todos os departamentos da instituição.
Tendo isso em mente, você precisa traçar estratégias para evitar tal tipo de problema. Caso contrário, sofrerá amargas consequências, pois haverá reflexos diretos na experiência que o paciente terá com a clínica.
Com o intuito de ajudá-lo a superar essa questão que tanto incomoda os gestores, listamos as principais ações para evitar o absenteísmo neste artigo. Venha conferir!
Como evitar absenteísmo em clínicas
Invista em mecanismos de confirmação
Em vez de simplesmente esperar o paciente comparecer à consulta, já pensou em investir em mecanismos que possibilitem a confirmação do seu comparecimento no dia e na hora marcada? Pois bem, essa ferramenta é extremamente útil, já que muitas vezes o paciente não comparece porque apenas se esqueceu do compromisso agendado. Na pior das hipóteses, ao solicitar a confirmação, a pessoa logo informará que não vai conseguir comparecer e, assim, você poderá encaixar outra que está na fila de espera.
Ofereça um ambiente confortável
Outro ponto importante é em relação ao ambiente da clínica. Dependendo da situação, os pacientes podem ter que esperar um pouco mais para serem atendidos, portanto é preciso fazer com que eles se sintam em casa. Mas como isso é possível? A resposta é simples: disponibilizando móveis confortáveis e entretenimento na sala de espera.
Cadeiras ou poltronas aconchegantes são essenciais. Além disso, disponibilize a senha do Wi-Fi e uma TV para que os adultos possam se distrair enquanto aguardam o atendimento. Ter um espaço kids também é importante para entreter as crianças (desde que seja possível).
Conte com recursos tecnológicos
Contar com recursos tecnológicos ajudará a evitar o absenteísmo em clínicas. Isso porque, ao perceber que sua clínica investe em inovação, o paciente se sentirá mais confiante ao escolher seus serviços. Os recursos tecnológicos vão ajudá-lo a oferecer um diagnóstico mais preciso e um tratamento eficaz, agilizando a melhora do paciente.
Treine e desenvolva sua equipe
Depois de investir em tecnologia, é hora de treinar sua equipe. Sendo assim, invista em capacitações que agreguem bons conhecimentos para fortalecer o time e capacite-o para lidar com as mais diversas situações dentro da clínica. Com isso, seus pacientes se sentirão mais tranquilos ao contatá-lo para tirar dúvidas e quebrar suas principais objeções. Dessa forma, você consegue se destacar no mercado e ganhar a preferência de potenciais pacientes. Ademais, é importantíssimo que a equipe tenha inteligência emocional para saber contornar as situações desagradáveis e saiba lidar com cada perfil de pacientes.
Facilite o agendamento
Facilitar o agendamento das consultas é um detalhe que pode fazer toda a diferença. Portanto, invista em softwares que possibilitem o agendamento online, no qual o próprio paciente pode acessar a agenda da clínica e escolher aquilo que mais o agrade. Esses sistemas também disponibilizam uma lista de espera automática. Assim, quando um paciente desiste da consulta, o outro é notificado para informar se tem interesse no horário ou não.
Evitar o absenteísmo em clínicas é um grande desafio, mas pode ser superado quando as dicas acima forem aplicadas. Sendo assim, não deixe de investir em treinamentos e tecnologia para oferecer a melhor experiência ao seu paciente.
Por falar em capacitação e treinamento, você já ouviu falar do
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