Ir para o conteúdo
Facebook Instagram Youtube
  • HOME
  • QUEM SOMOS
    • PORQUE PRATICAMOS A MEDICINA INTEGRATIVA
    • CORPO CLÍNICO
    • POLÍTICA DE QUALIDADE
    • CONHEÇA A CLÍNICA
  • TERAPIAS INTEGRATIVAS
  • EXAMES E TECNOLOGIA
  • BLOG
  • CONTATO
Menu
  • HOME
  • QUEM SOMOS
    • PORQUE PRATICAMOS A MEDICINA INTEGRATIVA
    • CORPO CLÍNICO
    • POLÍTICA DE QUALIDADE
    • CONHEÇA A CLÍNICA
  • TERAPIAS INTEGRATIVAS
  • EXAMES E TECNOLOGIA
  • BLOG
  • CONTATO

Saiba mais sobre a prática ortomolecular

  • 3, janeiro, 2023
  • Sem Comentários

A prática ortomolecular é a área da medicina que procura contribuir para o equilíbrio mineral do corpo humano. Criada em 1968 pelo químico Linus Pauling, essa abordagem vem ajudando as pessoas a conquistar mais qualidade de vida e um envelhecimento saudável.

O principal objetivo da prática ortomolecular é combater o excesso de radicais livres nas células e os seus efeitos maléficos ao organismo. Essa abordagem médica utiliza alimentos ricos em vitaminas e suplementos nutricionais para evitar problemas favorecidos pela alta quantidade de radicais livre no corpo, como catarata, artrite, câncer e aterosclerose.

A prática ortomolecular ainda gera dúvidas na comunidade médica. Neste post, vamos mostrar como ela funciona. Boa leitura!

Como funciona a prática ortomolecular?

A intoxicação do organismo por excesso de radicais livres é uma decorrência de inúmeras ocasiões. Hábitos de vida pouco saudáveis, como fumar, ingerir bebida alcoólica, alimentar-se de embutidos ou usar medicamentos de modo descontrolado, são alguns dos principais motivadores do descontrole celular.

A partir do uso de antioxidantes, a prática ortomolecular visa desintoxicar o organismo e estabelecer o equilíbrio dos seus minerais e vitaminas. Os benefícios se tornam evidentes no aspecto saudável da pele ao disfarçar rugas e manchas.

A conduta ortomolecular não visa solucionar uma doença em si ou atuar como mais um recurso estético, como ser utilizada apenas para emagrecer. Trata-se de uma abordagem preocupada com o equilíbrio químico de todo o organismo, que exige uma ampla compreensão do histórico de saúde do paciente para ser bem-sucedida.

Como é feito o uso dos suplementos nutricionais?

A prática ortomolecular faz uso de frutas, verduras, grãos e suplementos ricos em vitaminas antioxidantes na dieta do paciente. As vitaminas E, C e A, por exemplo, ajudam no combate ao envelhecimento precoce e favorecem o sistema imunológico.

Além da reposição das vitaminas, o equilíbrio mineral também é importante para a saúde do corpo. O exame mais importante, nesse sentido, é o mineralograma. Ele acontece a partir dos fios de cabelo do paciente e fornece informações sobre os níveis de minerais, o que está em falta e em excesso, além de permitir entender a relação entre eles no organismo.

Dessa forma, médico e paciente conseguem, juntos, planejar um programa nutricional. O paciente passa a saber exatamente o que deve ingerir e cortar da sua dieta para manter um equilíbrio mineral e melhorar a sua saúde.

Emagrecimento: qual é a contribuição da prática ortomolecular?

O acúmulo de líquido provocado pelo excesso de radicais livres no corpo prejudica a perda de peso. A dieta ortomolecular tem sido uma aliada de pessoas que sofrem esse problema, tendo em vista o seu objetivo de contribuir para o equilíbrio nutricional do corpo a partir de alimentos antioxidantes.

A dieta ortomolecular propõe a substituição de alimentos industrializados por alimentos naturais, como frutas e verduras cruas, e o consumo de carboidratos complexos (raízes, grãos e arroz integral) no lugar de carboidratos simples (farinha branca e arroz branco, por exemplo).

Quem se submete a esse tratamento também deve eliminar bebidas alcoólicas e cigarro, além de evitar frituras e carne vermelha (em excesso).

A abordagem ortomolecular compensa o desequilíbrio de minerais a longo prazo e fortalece o organismo a partir dos suplementos nutricionais. Ela é indicada a todas as pessoas que desejam prevenir problemas de saúde e ganhar mais qualidade de vida.

A preocupação que a prática ortomolecular tem com todo o corpo humano é a base da saúde integrativa. Para conhecer tudo sobre as práticas que constituem essa abordagem, entre em contato conosco.

NOSSOS TRATAMENTOS

Compartilhar:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Picture of Integrative

Integrative

Núcleo Brasil de Saúde Integrativa & Funcional

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se

Cadastre-se e receba nossas publicações

Fique tranquilo! Nós não enviamos spam.

Qualidade de vida

Doenças autoimunes: saiba o que são e quais as mais conhecidas

Saúde Integrativa

como-cuidar-da-mente-e-do-corpo

Posts Populares

Alimentação no verão: saiba o que você pode comer para facilitar seus dias durante a estação

6 de janeiro de 2023

Aprenda como interpretar corretamente o resultado de bioimpedância

3 de janeiro de 2023

Medicina da longevidade: entenda o que é e quem deve buscá-la!

3 de janeiro de 2023
PrevAnteriorEntenda definitivamente a relação entre Telemedicina e saúde
PróximoO que é o exame de bioimpedância? Entenda como funciona!Next

Posts Relacionados

Alimentação no verão: saiba o que você pode comer para facilitar seus dias durante a estação

Aprenda como interpretar corretamente o resultado de bioimpedância

Medicina da longevidade: entenda o que é e quem deve buscá-la!

Relação médico e paciente: qual a importância de uma boa relação?

Nosso endereço

Rua Poços de Caldas, 69
1º andar – Centro
Ipatinga/MG
CEP: 35160-033

Fale conosco

(31) 3617-6626

Horário de atendimento

Segunda a sexta-feira de 7h às 17h30

© Copyright 2023 – Integrative Núcleo Brasil de Saúde Integrativa & Funcional

Youtube Instagram Facebook

Escolha a unidade mais próxima de você!