Assim como acontece com as mulheres, a baixa hormonal causada pelo envelhecimento também acomete homens. Assunto ainda pouco esclarecido, causa dúvidas geradas pelo tabu. E você, sabe o que é andropausa?
A andropausa é a queda nos níveis de testosterona e a partir dos 40 anos, pode haver mudanças de humor, perda da libido e diminuição de energia. A falta do hormônio também afeta a condição clínica, podendo causar inúmeras mudanças no corpo.
Se você quer entender o que é andropausa, este artigo vai ajudar. Conheça mais sobre essa fase hormonal, as consequências e veja quais as formas de amenizar os incômodos para manter a qualidade de vida. Confira!
O que é andropausa?
A partir dos 40 anos, os homens começam a ter mudanças causadas pela redução da produção da testosterona. Essa transição é gradual e progressiva ao longo dos anos.
Os hormônios masculinos são produzidos em grande parte nos testículos e o restante pelas glândulas suprarrenais. Os mais velhos apresentam menor quantidade que os mais novos e isso pode ser mensurado por meio de exame de sangue.
Quais são os sintomas?
A queda nos níveis de testosterona causa vários sintomas que estão relacionados com algumas doenças e padrões de comportamento. Essa baixa hormonal é caracterizada pelos seguintes problemas:
- diminuição da libido;
- aumento do tempo para ter ereções;
- redução de fertilidade;
- diminuição do tamanho dos testículos;
- disfunção erétil;
- aumento da porcentagem de gordura corporal;
- diminuição da massa muscular;
- queda na densidade óssea;
- perda de pelos no corpo;
- inchaço nos mamilos;
- problemas de concentração;
- falhas de memória;
- tristeza sem causa aparente;
- insônia ou sonolência.
Além disso, o declínio hormonal pode acarretar: doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, hipertensão e aumento do colesterol. Isso tem muita relação com os hábitos alimentares e estilo de vida. Quanto mais saudáveis esses hábitos forem, menos chances de problemas de saúde.
Como tratar a andropausa?
A falta de testosterona natural pode ser tratada com terapia de modulação hormonal. O tratamento deve ter acompanhamento rigoroso do urologista. O controle é fundamental, pois a andropausa pode desencadear doenças silenciosas.
No entanto, alguns problemas de saúde desenvolvidos em decorrência da andropausa precisam de análise mais ampla, considerando o indivíduo como um todo. Dessa forma, é importante que o homem realize acompanhamento médico integrado de saúde que leva em consideração corpo e mente e lhe apresente um protocolo terapêutico individualizado.
O homem em idade madura precisa rever seus hábitos e fazer mudanças na rotina para minimizar os impactos da andropausa. Por isso, também é recomendado que tenha uma alimentação balanceada, pratique atividades físicas, minimize ou elimine o uso de álcool e nicotina.
Não há uma maneira de prevenção da andropausa, pois é um processo natural e irreversível da condição humana em decorrência do envelhecimento. Mas é importante ter em mente que as mudanças físicas e emocionais podem ser contornadas, dependendo muito dos hábitos e dos cuidados com a saúde.
Agora que você já entendeu o que é andropausa, ficou mais claro que precisa reforçar os cuidados para uma vida saudável, não é? Entre em contato com a Integrative para realizar uma avaliação integrada e completa.