Ir para o conteúdo
Facebook Instagram Youtube
  • HOME
  • QUEM SOMOS
    • PORQUE PRATICAMOS A MEDICINA INTEGRATIVA
    • CORPO CLÍNICO
    • POLÍTICA DE QUALIDADE
    • CONHEÇA A CLÍNICA
  • TERAPIAS INTEGRATIVAS
  • EXAMES E TECNOLOGIA
  • BLOG
  • CONTATO
Menu
  • HOME
  • QUEM SOMOS
    • PORQUE PRATICAMOS A MEDICINA INTEGRATIVA
    • CORPO CLÍNICO
    • POLÍTICA DE QUALIDADE
    • CONHEÇA A CLÍNICA
  • TERAPIAS INTEGRATIVAS
  • EXAMES E TECNOLOGIA
  • BLOG
  • CONTATO

Conheça 4 tipos de pacientes e a melhor forma de atendê-los

  • 8, maio, 2019
  • Sem Comentários

Como profissional da saúde, você sabe que existem vários tipos de pacientes, certo? Há aqueles tranquilos, mas também os que são mais difíceis de lidar. É preciso ter inteligência emocional para contornar a situação da melhor forma possível, afinal o seu objetivo é oferecer o melhor atendimento a eles.

Investir na boa experiência do paciente na clínica ou no consultório o ajudará a ter mais credibilidade em seu segmento e, consequentemente, atrair pessoas interessadas nos serviços prestados. A prova social é uma das melhores estratégias de marketing médico, porém isso só é possível se o paciente estiver satisfeito com o atendimento.

Mas como não perder a linha e atender bem até as pessoas mais irritadas? É isso que vamos explicar a você no conteúdo abaixo. Continue a leitura e veja as melhores formas de agir em várias situações.

1. Sabe tudo

Algumas pessoas, antes de procurarem ajuda profissional, consultam o “Dr. Google” para identificar a causa de seus sintomas. Com isso, chegam ao consultório já com o diagnóstico na ponta da língua, na certeza de que o médico vai concordar. Mas, em muitos casos, você sabe que a realidade é bem diferente.

Nesse momento, você deve mostrar ao paciente o motivo pelo qual as doenças listadas por ele não fazem sentido. Ao mesmo tempo, é preciso ser firme e demonstrar segurança em relação ao diagnóstico, explicando o quadro e os possíveis tratamentos em detalhes.

2. Fragilizado

Existem pacientes que são mais sensíveis ao diagnóstico das doenças — independentemente da gravidade do problema. Geralmente, eles ficam abatidos e com medo do que está por vir. Quando isso acontecer, você precisa ser empático e demonstrar compaixão com essa preocupação. Oferecer uma bebida fria ou quente para iniciar a conversa sobre o tratamento é uma ótima oportunidade de acalmar e ganhar a confiança da pessoa. Ouça tudo atentamente e mostre que o seu principal objetivo é ajudá-la.

3. Inseguro

A insegurança é uma das principais razões que levam a pessoa a desistir de procurar ajuda médica. Portanto, é muito importante saber lidar com esse tipo de paciente, mostrando a ele todas as opções de tratamento detalhadamente e quais medicamentos ele precisará tomar. Além disso, é necessário sanar todas as dúvidas apresentadas. Então, a paciência é uma característica que precisa fazer parte do seu dia a dia.

4. Contestador

O contestador é aquele paciente que questiona bastante. Ele costuma protestar em relação ao preço dos serviços, atendimento e tempo de espera, entre outras questões. Nesse momento, evite ficar na defensiva. O ideal é ouvi-lo com atenção e colher somente aquilo que realmente possa ser uma crítica construtiva. Caso a queixa seja válida, peça desculpas pelo ocorrido e, junto à sua equipe, evite que o contratempo se repita.

As pessoas são diferentes em seus gostos, costumes e valores, portanto é muito importante saber lidar com os diversos tipos de pacientes. Dessa maneira, é possível conquistá-los e melhorar o relacionamento entre vocês, tornando o atendimento ainda mais eficaz.

O que achou do nosso artigo? Quer compartilhar suas experiências ou ficou com alguma dúvida? Deixe tudo nos comentários!

NOSSOS TRATAMENTOS

Compartilhar:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Picture of Integrative

Integrative

Núcleo Brasil de Saúde Integrativa & Funcional

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se

Cadastre-se e receba nossas publicações

Fique tranquilo! Nós não enviamos spam.

Saúde Integrativa

Saúde integrativa: entenda como funciona este novo segmento da medicina

Saúde Integrativa

Qual a importância de uma equipe multidisciplinar para a saúde do paciente?

Posts Populares

Alimentação no verão: saiba o que você pode comer para facilitar seus dias durante a estação

6 de janeiro de 2023

Aprenda como interpretar corretamente o resultado de bioimpedância

3 de janeiro de 2023

Medicina da longevidade: entenda o que é e quem deve buscá-la!

3 de janeiro de 2023
PrevAnteriorSaiba agora como evitar o absenteísmo em clínicas
PróximoConfira 5 dicas para uma gestão financeira para clínicasNext

Posts Relacionados

Alimentação no verão: saiba o que você pode comer para facilitar seus dias durante a estação

Aprenda como interpretar corretamente o resultado de bioimpedância

Medicina da longevidade: entenda o que é e quem deve buscá-la!

Relação médico e paciente: qual a importância de uma boa relação?

Nosso endereço

Rua Poços de Caldas, 69
1º andar – Centro
Ipatinga/MG
CEP: 35160-033

Fale conosco

(31) 3617-6626

Horário de atendimento

Segunda a sexta-feira de 7h às 17h30

© Copyright 2023 – Integrative Núcleo Brasil de Saúde Integrativa & Funcional

Youtube Instagram Facebook

Escolha a unidade mais próxima de você!