Conheça 4 tratamentos naturais para combater a insônia

Uma das situações mais terríveis enfrentada pelo ser humano é estar cansado e não conseguir dormir. Trata-se de uma verdadeira luta interna. Os pensamentos não param, o corpo se revira e os olhos no relógio demonstram que o próximo dia não vai ser nada bom. Ao contrário do que muita gente pensa, existem tratamentos naturais para insônia com boa eficácia.

Com eles, é possível amenizar o problema sem a necessidade dos clonazepans da vida. Para você melhorar a qualidade do seu sono, vamos mostrar neste post quatro tratamentos que podem ser bem úteis. Mas, antes, veja no que consiste a insônia.

Descubra o que é insônia e suas causas

A insônia nada mais é do que um distúrbio do sono. Geralmente causada por estresse, depressão, ansiedade, alteração hormonal ou algum evento traumático, a disfunção faz com que a pessoa tenha dificuldade ou não consiga dormir, afetando negativamente na saúde.

Dessa maneira, as consequências são bem ruins, pois o estado de humor fica afetado no dia seguinte, o cansaço ganha espaço, ou seja, os danos são em todas as áreas da vida.

A insônia também pode ser causada por artrite, dores nas costas e até sedentarismo. Agora que você conheceu um pouco mais sobre o distúrbio, vamos aos quatro tratamentos naturais que selecionamos especialmente para você!

1. Beba chás antes de dormir

Os chás de determinadas plantas são relaxantes e têm uma grande eficácia para auxiliar na qualidade do sono.

A dica é sempre escolher sabores que têm funções calmantes, como cidreira, maracujá, lúpulo, lavanda, camomila etc. É recomendado também que não seja adoçado e sempre em uma temperatura morna.

2. Faça atividades físicas

A prática de atividades físicas é um excelente tratamento natural contra a insônia. Isso porque o organismo se acalma e ainda libera dopamina, o hormônio do prazer.

Para isso, busque sempre uma orientação de um especialista antes de começar a sua malhação. Outra recomendação muito importante é evitar atividades físicas antes de dormir, pois muito perto do horário de descanso pode influenciar na qualidade do sono.

O ideal é praticar modalidades não competitivas e sempre em horários com pelo menos duas horas de antecedência do momento em que você estiver dormindo.

3. Medite

A meditação é um excelente exercício para acalmar a mente e manter o foco. Trata-se de um dos tratamentos naturais para insônia com excelentes resultados.

Paralelo a atividade, você pode optar por uma aula de ioga ou alongamento. São escolhas que auxiliam na qualidade do sono pelo fato de deixar o corpo mais centrado no que é para ser feito no momento.

4. Leia um livro

A leitura é uma forma de tratamento que nunca perde espaço quando o assunto é insônia. Aliás, é um excelente método para deixar um pouco de lado os aparelhos eletrônicos, principalmente o celular.

Afinal, ficar muito tempo plugado na internet/ televisão afeta negativamente na qualidade do sono. Portanto, mantenha o seu local de descanso sempre aconchegante e faça com que ele seja um verdadeiro refúgio da correria do dia a dia. O ideal é manter o ambiente o mais escuro possível com o mínimo de ruídos possível.

Procure um especialista nos tratamentos naturais para insônia

Apesar de existirem comprovações científicas sobre todos os métodos descritos acima, sempre é importante você procurar um profissional especializado quando algum problema ocorrer.

No caso da insônia, um especialista em saúde integrativa é a pessoa ideal para orientá-lo a buscar as melhores alternativas. Dessa maneira, certamente os tratamentos naturais para insônia surtirão efeito, fazendo com que você viva melhor e livre dos medicamentos alopáticos.

Outra atitude fundamental para manter um sono tranquilo é o cuidado com a alimentação. Veja neste post 4 dicas que ajudarão você a viver melhor!