O que é veganismo? Conheça os benefícios para corpo e mente

A busca por uma alimentação saudável é uma atitude que faz parte do dia a dia das pessoas que têm ou buscam qualidade de vida. Muito além do que evitar comidas gordurosas e industrializadas, muita gente adota um novo estilo de vida em respeito aos animais. Para você saber o que é veganismo, elaboramos este post com o objetivo de tirar todas as suas dúvidas.

Aqui você vai aprender a diferenciar os conceitos, além de servir como um estímulo para você investir em sua saúde de uma forma integral, com ganhos no corpo e na mente!

Veja o que é veganismo

Os veganos são pessoas que almejam combater todas as formas de exploração dos animais. Assim, eles não só não comem carnes como também são contrários aos eventos esportivos ou de entretenimento que utilizam animais, como rodeios. Essas pessoas também atuam politicamente contra a produção de roupas e acessórios com peles de bichos.

Existe um ponto em que todos os veganos se assemelham: eles adotam uma dieta sem nenhum tipo de carne ou derivados de animais, como laticínios, ovos e mel.

Dessa forma, os veganos montam cardápios a base de vegetais, frutas, legumes, grãos, cereais, leguminosas etc. Já os vegetarianos são menos restritivos, como veremos agora.

Conheça a diferença entre veganos e vegetarianos

Enquanto os veganos adotam um estilo de vida totalmente contrário à exploração dos animais, existem grupos menos restritivos com a alimentação. É o caso dos ovolactovegetarianos. Nessa dieta, entram os ovos e laticínios, ou seja, trata-se do grupo mais comum na sociedade.

Os lactovegetarianos não comem ovos, mas são liberados de introduzir os laticínios no cardápio. Geralmente, são pessoas que seguem orientações de determinadas religiões.

Já os vegetarianos estritos contam com uma alimentação similar dos veganos, ou seja, nada de carnes, ovos, derivados do leite e nem mel. A diferença está somente no fato dos veganos terem uma postura política forte em defesa dos animais.

Descubra os benefícios da alimentação vegana

A dieta vegana contribui com a mudança de hábitos, prevenindo doenças e ainda melhorando o bem-estar no dia a dia. Veja algumas vantagens comprovadas cientificamente falando.

Previne doenças cardíacas

Muita gente sofre de doenças cardíacas em razão da má alimentação. São as frituras, o excesso de carnes e o exagero nas porções no happy hour. Quem adota um estilo vegano diminui o esforço do organismo no processo de digestão, deixando as artérias livres de entupimentos. Assim, a pessoa se sente mais leve e com mais disposição.

Diminui o risco de câncer

É comprovado que alimentos com gordura trans, corantes, processados e com alto teor de sódio têm fortes relações com as ocorrências de câncer. Inclusive, o Instituto Nacional do Câncer afirma que os alimentos de origem vegetal previnem a doença. É uma valiosa dica para você inserir mais frutas, verduras, legumes, grãos, lentilha e cereais em suas refeições.

Ajuda na disposição

Você já sentiu aquele cansaço absurdo após um churrasco? Pois saiba que é um reflexo o processo de digestão das proteínas no organismo, sem falar nas influências do sal. Ao priorizar os vegetais, você vai ficar mais ágil e com o raciocínio alerta para concluir as atividades rotineiras, ou seja, a qualidade de vida será uma realidade!

Depois de aprender o que é veganismo, agora é o momento de você fazer uma autoanálise para saber como está a sua saúde física e mental.

Caso a ingestão de carnes seja algo muito difícil de abandonar, prive pelo equilíbrio e mantenha sempre o hábito de comer saladas antes das refeições tão quanto frutas ao longo do dia. Certamente, a sua saúde vai agradecer!

Gostou do nosso post? Então compartilhe agora mesmo em suas redes sociais e leve conteúdo de qualidade aos seus amigos e familiares!