Confira 5 dicas para uma gestão financeira para clínicas

A gestão financeira para clínicas exige a administração de diferentes problemas, como inadimplência, absenteísmo, custos com manutenção, folha de pagamento, entre outros aspectos. Para tanto, é fundamental adotar procedimentos e ferramentas que auxiliam nesse sentido.

Além do gerenciamento dos lucros, a gestão financeira é uma ferramenta essencial para obter uma visão real dos negócios, com o objetivo de corrigir problemas, promover melhorias no atendimento e garantir a competitividade no mercado.

Neste artigo, abordamos os principais aspectos que devem ser observados para evitar os erros mais comuns e garantir uma eficiente gestão financeira para clínicas. Veja a seguir algumas dicas sobre o que deve ser considerado!

1. Faça um planejamento

Antes de qualquer procedimento administrativo, é fundamental fazer um planejamento com metas financeiras estabelecidas. Para tanto é necessário efetuar o registro de gastos, bem como as previsões de faturamento, de forma sistemática.

A análise dos dados registrados, assim como a observação periódica e criteriosa do planejamento permite uma avaliação real do crescimento da clínica. Com base nesses procedimentos é possível saber sobre as necessidades de investimentos, o melhor período para fazê-los e eventuais mudanças que precisam ser adotadas.

2. Separe as contas pessoais das empresariais

Uma das principais causas do insucesso de algumas clínicas é a mistura das contas pessoais com as empresariais. Elas precisam ser separadas para evitar os desequilíbrios financeiros, que podem levar à falência. Dessa forma, o valor total que cabe ao empresário deve ser entendido como um pró-labore pelos serviços efetivamente prestados e em datas prefixadas. O ideal é que ele seja considerado como se fosse um funcionário, com salário e participação nos lucros.

Tal atitude permite o estabelecimento de uma cultura de planejamento e controle financeiro e evita gastos excessivos com a utilização da conta da empresa para atendimento às necessidades pessoais.

3. Faça o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é a ação mais importante para a gestão das finanças, já que o controle de entradas e saídas de valores permite obter informações sobre a saúde financeira da clínica. Com ele, é possível verificar receitas e despesas referentes a determinado período e efetuar um diagnóstico para as tomadas de decisões.

Além disso, esse controle possibilita um planejamento financeiro com base em estimativas das receitas e despesas. Assim, é possível prever se o caixa terá um saldo positivo ou negativo em um determinado período. Dessa maneira, quando as previsões apontam saldos abaixo das expectativas, a projeção auxilia no plano orçamentário indicando a necessidade de reduzir despesas e aumentar receitas.

4. Invista em tecnologias

Uma gestão financeira eficiente depende fundamentalmente da utilização de tecnologias que a auxiliem nesse sentido. Atualmente é possível investir em softwares específicos que oferecem um controle eficaz e ágil das informações financeiras e geram importantes relatórios para análise e decisões.

Esse é um investimento com excelente custo-benefício, já que proporciona uma maior produtividade. Além disso, um software de gestão financeira facilita o acesso às informações para médicos e pacientes, pois permite os agendamentos de consultas, verificação de prontuários, resultados de exames e receitas médicas de forma online.

5. Aprimore os conhecimentos

Além dos procedimentos administrativos e investimentos em tecnologia, também é muito importante que os gestores de clínicas se aperfeiçoem por meio de cursos e programas voltados às rotinas desse segmento.

Como pudemos verificar, fazer um planejamento, controlar o fluxo de caixa e investir em tecnologias são os principais aspectos que devem ser adotados para se alcançar uma eficiente gestão financeira para clínicas. Esses procedimentos, quando adicionados à atualização dos conhecimentos, podem garantir o sucesso e a longevidade dos negócios.

Se você gostou deste artigo, assine a newsletter e acompanhe os nossos conteúdos sobre gestão financeira para as clínicas!

Tire suas dúvidas pelo Whatsapp

close-link
Olá! Tire suas dúvidas pelo WhatsApp!